Tratamentos da Acne

Atualmente existe uma variedade de tratamentos para combater a acne que se mostram bastante eficazes. O dermatologista, profissional capacitado, é quem pode orientar se esses tratamentos serão usados isoladamente ou em combinação para cada caso específico. O profissional decide qual medicamento é mais adequado para cada tipo de pele. O acompanhamento é importante, pois só […]

Artigo escrito por Estética Brasil

Atualmente existe uma variedade de tratamentos para combater a acne que se mostram bastante eficazes. O dermatologista, profissional capacitado, é quem pode orientar se esses tratamentos serão usados isoladamente ou em combinação para cada caso específico.

O profissional decide qual medicamento é mais adequado para cada tipo de pele. O acompanhamento é importante, pois só o dermatologista pode intervir no caso de surgimento de efeitos colaterais e ainda trocar a medicação se o tratamento não estiver surtindo efeito.

Jamais use remédios ou receitas indicadas por amigos ou pessoas leigas, pois mesmo que elas tenham manifestações clínicas semelhantes a sua, o tipo de pele pode não ser o mesmo, e o medicamento será inadequado. Nesses casos o medicamento inapropriado pode trazer efeitos indesejáveis e reações alérgicas. Respeite a sua individualidade! No caso de surgimento de acne ou dúvidas sobre o assunto procure um dermatologista.

Higienização

A limpeza é feita por sabonetes, loções ou géis que tem por objetivo combater a excessiva oleosidade da pele. O enxofre e o ácido salicílico são bons aliados no tratamento.
Caso a limpeza ou o uso desses medicamentos seja excessivo, a pele pode ficar ressecada ou ainda irritada. Também pode ocorrer o efeito rebote quando a limpeza é demasiada. Nesse caso quanto mais se lava, mais se estimula a produção de sebo.

Antibióticos tópicos e orais

Os tópicos apresentam-se na forma de cremes, loções e géis. Os medicamentos são à base de eritromicina, peróxido de benzoíla e ácido fusídico, atuando no combate as bactérias no folículo piloso.

Os antibióticos orais são indicados quando os antibióticos tópicos não responderam ao tratamento, ou ainda nas formas mais graves de acne. A limeciclina está indicada nos casos moderados de acne.

O uso de antibióticos deve ser criterioso, para evitar a resistência bacteriana, especialmente da P. acnes, que tem se tornado mais comum.

Tratamento Hormonal

Nos distúrbios hormonais femininos os contraceptivos orais são indicados para a melhora da acne.

Retinóides tópicos

Os retinóides tópicos são substâncias derivadas da vitamina A que atuam na prevenção dos comedões.

Retinóides orais (Isotretinoína)

A isotretinoína (derivado da vitamina A) deve ser ingerida conforme critério médico. Geralmente durante um período de 4 a 6 meses.

A medicação age nas glândulas sebáceas, que estão hipertrofiadas, diminuindo o seu tamanho e a sua secreção. Atua também prevenindo a obstrução do folículo pilossebáceo e a inflamação.

Pode ocorrer o agravamento das lesões entre a segunda e a sexta semana, que logo se reverte. Geralmente a melhora acontece no início do tratamento.

Os retinóides orais são extremamente eficazes, no entanto, a sua utilização obedece a uma avaliação criteriosa do dermatologista e somente são indicados quando outros tratamentos não obtiveram sucesso ou em casos mais graves de acne.

Os efeitos colaterais podem ser perigosos e devem ser acompanhados mensalmente pelo dermatologista que prescreve exames de sangue para verificar se os níveis de colesterol e enzimas hepáticas estão dentro da normalidade. Só assim o tratamento pode ter continuidade.

Acne: Antes e Depois do Tratamento

Efeitos Colaterais da Isotretinoína

A teratogenia é o mais grave dos efeitos. A isotretinoína tem uso proibido em gestantes, podendo causar defeitos físicos no sistema nervoso central, coração e grandes vasos sanguíneos do feto.

O medicamento nunca é prescrito antes da paciente realizar um Beta-HCG (exame de sangue fidedigno que testa gravidez). Métodos contraceptivos devem ser utilizados rigorosamente para que não ocorram falhas.

Caso ocorra gravidez durante o tratamento ou até um mês após a interrupção do mesmo, o médico dever ser informado. O medicamento também pode passar para o leite materno.

As mulheres interessadas no tratamento devem cumprir com rigor e responsabilidade todas as precauções. A isotretinoína usada corretamente é um medicamento seguro, e os seus efeitos colaterais controlados. São eles:

∙ Alterações lipídicas – aumento do triglicérides e colesterol total;
∙ Alterações das enzimas hepáticas;
∙ Reações alérgicas – urticária, inchaço na face ou lábios e dificuldade respiratória;
∙ Alteração nos níveis de açúcar no sangue;
∙ Intolerância a lente de contato;
∙ Ressecamento dos lábios, olhos, pele e da mucosa nasal, podendo levar a sangramentos.

Os sintomas desaparecem após a interrupção do tratamento. Alguns cuidados como: usar filtro solar, não ingerir bebidas alcoólicas, evitar antibióticos do tipo tetraciclina, usar hidratantes labiais e colírios são essências para o controle dos efeitos colaterais.

Cicatrizes de Acne

Cicatrizes 2

As cicatrizes de acne podem ser corrigidas. Algumas técnicas de preenchimento ou de substituição da pele (transplante), resurfacing a laser (Ultra Pulse Laser CO2) são empregadas pelos dermatologistas para deixar a pele mais lisa e uniforme. As cicatrizes tornam-se mais rasas ou até desaparecem.

21 Comentários para 'Tratamentos da Acne':
  1. flavia says:

    o que faço com essa acne que não some do meu rosto as tyenho des o 15 anos hoje estou com 20 ja fiz varios tratamentos que só amenizara não acabarão com elas.

    Responder

    Estética Brasil Reply:

    Flavia,

    procure um bom dermatologista e discutam sobre os melhores tratamentos. De acordo com a avaliação do grau de acne que você possui ele prescreverá a conduta mais indicada. Não desanime, existem muitas opções. O profissional capacitado pode de ajudar bastante.
    Boa sorte!

    Responder

  2. Flávia,

    procure orientação com um médico. Seguindo um tratamento rigoroso pelo tempo correto, é quase 100% a chance da acne desaparecer completamente. O que pode restar na pele são algumas cicatrizes de agressões mais profundas.

    Responder

    euclides Reply:

    ola flavia muito boa tarde eu tenho 17 anos e tenho problema de acne des dos meus 13 anos mais qual e o meu tratamento mais adequando??
    a minha pele esta eu acho na segunda camada de pelee os poros estao dilatados,e pocivel a minha pele fiar 100%por nova??
    e sem sicatrizes.
    e se verdade q a pele tem sete camadas e por que fiaca sicatrizes??? obrigado.

    Responder

  3. MARCELO VIANNEY says:

    Tenho cicatrízes de ácne e já fui em todos os especialistas em estéticas e dermatologísticas da minha cidade e até o presente momento já gastei mais de R$ 3.000,00 E NÃO TIVE NENHUM RESULTADO.
    ´
    *Já fiz:
    Dermobrasão
    Piling
    Uso de Laser (Muitas cessões, incluindo uso de ácido Retinóico após cada cessão)
    Sub sisão
    Uso de ácido nas cicatrizes

    Final do resultado : ZERO

    Gostaria de saber qual o tratamento ideal para acabar de vez com estas marcas horríveis de cicatrizes de acne no meu rosto.

    Responder

    edu Reply:

    Ola Marcelo, tbem tenho cicatrizes de acne (nao muitas) que me incomodam……………..e ja fiz td isso, alem de gastar muito, o desconforto social e muito grande…enfim, vou tentar entrar em contato com Dr Jose Kacowic que utiliza o fenol, vc sabe quem é…no youtube tem um video dele na ana Maria Braga,assista…e horrivel e caro, mas me parece que é o tratamento mais radical pra cicatrizes de acne e bem satisfatorio, eu nao aguento mais, em pleno sec 21 ainda nao resolveram essa questao, me revolta, to cansado sabia? qqer coisa me escreva pra gente trocar ideia..meu email é edu.bremen@hotmail.com, aguardo.

    Responder

  4. Marcelo,

    apenas um especialista, que analisa o seu caso em particular, poderá definir qual é o tratamento ideal para suas cicatrizes. Procure um dermatologista de confiança (procure referências, casos de pessoas que já tiveram casos parecidos com o seu e que conseguiram um tratamento satisfatório) e marque uma consulta. Boa sorte.

    Responder

  5. camila says:

    olá,

    tive muitas espinhas na adolescência. fiz tratamento incluindo peelings e anitibióticos e agora me restaram as cicatrizes e as manchas.
    gostaria de saber se o uso do Ultra Pulse Laser CO2 resolveria 100% do meu problema e qto custa esse tratamento.

    Responder

    Estética Brasil Reply:

    Camila,

    apenas o profissional da dermatologia que opera o Ultra Pulse Laser Co2 pode te oferecer maiores informações sobre a previsão de melhora do quadro. Em relação ao custo do tratamento, eles podem variar de acordo com a região. Procure se informar sobre esse tipo de tratamento na sua cidade. Em breve faremos uma pesquisa de acordo com as regiões e colocaremos a sua disposição.
    Obrigado pela visita!

    Responder

  6. Xana says:

    Gostava de saber se a esfoliacao e ou limppeza de pele,como espremer os ditos pontos negros, ajudam ou nao a aliviar e a prevenir estados de acne mais graves.

    Responder

    Estética Brasil Reply:

    Ajudam sim Xana.

    Responder

  7. agno says:

    minha pele tem poucas acne e , é oleosa e tem machas escuras no meu caso eu procuro um demartologista ou uma esteticista eu quero que minha pele fique bonita sem manchas e acnes?

    Responder

    Estética Brasil Reply:

    Agno, sua melhor opção é um dermatologista, pois somente ele poderá lhe informar precisamente como proceder.

    Responder

  8. agno says:

    esse site e muito importante pra quem que busca informações para procura um profissional e se tratar.

    Responder

    Estética Brasil Reply:

    Agno,

    a sua opinião é importante para nós! Fique de olho nas novidades do Estetica Brasil.
    Agradecemos a sua visita!

    Responder

  9. Camile says:

    Terminei o uso de isotretinoina a uns trinta dias. Notei recentemente dificuldade de enxergar de longe,fui ao médico e ele disse que meus olhos estão sensiveis a luz e me receitou um oculos de grau.Esse pode ser um efeito do remédio?E pode ser reversivel? Obrigada

    Responder

  10. saulo renan says:

    Gostaria de saber se existem metodos caseiros ou nao para acabar com as cicatrizes causadas pelas espinhas,e qual o custo do provavel tratamento

    Responder

    Estética Brasil Reply:

    Saulo,
    geralmente métodos caseiros são muito mais baratos que outros. Fique atendo ao site pois em breve teremos muitas novidades, inclusive um post exclusivo sobre manchas e cicatrizes causadas pelas espinhas. Agradecemos a visita!

    Responder

  11. Ana Kamilla says:

    gente posso falar uma coisa o solução para acne é ROACUTAN ELE SIM É O SANTO REMÉDIOOOOOOO.!
    consegui meu tratamento pelo sus hoje com 3 meses apenas de tratamento vejo bastante resultado , apesar de descubrir esse remédio pela net.
    minha pele ainda esta um pouco a vermelhada mais melhorou muiiiiiiiiiiiiiiito estou bastante satisfeita .! ELE É A SOLUÇÃO ROACUTAN

    Responder

  12. Paloma says:

    Tenho mts estrias brancas em várias partes do corpo (seios, quadril, coxas e bumbum), umas largas e outras fininhas. Gostaria mt de saber se esse tratamento com laser elimina 100% todo o tipo de estrias. Esqueci de dizer que sou branquinha. Muito obrigado

    Responder

  13. Maria de Fatima Capelas Monteiro says:

    Tenho problema de cisto de ovario. Tomava o diane 35 ha 10 anos. Fui no ginicolgista ele fez um ultrasom vaginal e parecia que eu nao tinha mais cisto de ovario. Entao ele me andou parar de tomar o diane dois meses janeiro e feveiro. Ele tambem me pediu uns exames de hormonio. Fiquei janeiro e feveiro sem tomar o diane meu rosto ficou cheio de espinhas. Aminha menstruaçao ficou muito atraçada. Voltei nele em março ele fez ultrasom vaginal e viu os exames de hormonio e continou com cisto de ovario. O medico me deu dois remedios para descer a menstruaço. Comei a tomar quando chegou no quinto dia da cartela começeia menstruar. Liguei para o medico mandou parar e começei a tomar o diane 35. Mais o meu rosto continua com acne. O que eu deve fazer para acalmar a acne. Estava pensando em ir no dermatolgista. Ja fui na Esteticista mais nao adiantou nada. Sera que existe algum tratamento caseiro para secar acne. Ou devo ir no dermatologista ou tomando o diane 35 vai melhorando o rosto.
    Abraços
    Maria de Fatima

    Responder

  14. Gustavo says:

    Eu ja fiz o tratamento com Isotretinoina , mais pareceme que veio um poblema pior e mais chato ainda , as manchas ( cicatrizes ) que ficaram graças o poblemas que tive , gostaria de saber se tem remedios via oral que possas tratar essas manchas , pois num kero faser tratamentos a laser nem com pillins pois alem de serem caros afrigem muito a pele, entaum o que poço faser ???

    Responder

  15. Andreia says:

    Olá, gostaria de saber onde posso fazer o laser de co2 em Vitoria/ES. Obrigada!

    Responder

  16. Soraya says:

    Sim, o Roacutan pode ser eficaz no tratamento da acne, porém só é vendido com retençao de receita médica, e possui efeitos colaterais desagradáveis que variam de pessoa pra pessoa….consulte um dermato!!!!!

    Responder

  17. juliana says:

    ola meu rosto tem poucas cicatrizes e manchas vermelhas causadas pela espinha é uma pequena parte na bochecha como faço? Procuro um dermatologista ou um aclinica de estetica, falaram que era melhor fazer um piling mas a minha pele tem ainda espinha e interna como me faço?

    Responder

  18. Carla says:

    Olá Gente
    Eu fiz uso da Isotretinoina durante 6 meses e deu resultado, não tenho mais espinhas…
    Também não tive nenhum tipo de efeito colateral, passei super bem.
    EU RECOMENDO!!!
    Bjs

    Responder

    andre franc araujo galeazzi Reply:

    ola carla, gostaria de saber mais sobre este medicamento, pois tambem sofro com espinhas, vc poderia me ajudar em alguma coisa……

    Responder

  19. Ivana says:

    Olá, tenho um caso de acne moderada, comecei agora o tratamento com Tetralysal 300mg por indicação da minha médica e gostaria de saber se esse madicamento é realmente bem indicado para o tratamento desse tipo de acne e se tem alguma restição em relação a ingerir bebidas alcoolicas ou algum tipo de alimento??

    Obriagada!

    Responder

  20. Marcela says:

    Olá,

    estou fazendo tto com o roacutan a 3meses, melhoru bastante…em contrapartida estão aparecendo no meu rosto varias cicatrizes (buracos) coisa q NUNCA tive.

    Faço o tto com o roacutan pois minha acne é resistente a outros tratamentos.

    Existe um tto q vai deixar minha pele sem esses buracos horriveis?

    OBg

    Responder

  21. Denise says:

    Oi alguem consegue me explicar qual a consequencia se tomar isaotretinoia e antibiotico? pq tomei por 10 dias sem saber e agora estou notando a minha lingua esbranquicada pontos vermelhos e labios secos? o que faco?

    Responder

Deixe seu comentário

*