Queratose pilar e as famosas bolinhas pelo corpo

queratose-pilar-folicular-bolinhas-pelo-corpo

Muito comum, principalmente em adolescentes e pessoas mais jovens, a queratose pilar (também chamada de queratose folicular) é um problema que aparece em várias partes do corpo, com destaque para braços, pernas e bumbum. Por apresentarem aspecto semelhante a foliculite e a acne, muitas das vezes há confusão no diagnóstico. Um dos grandes motivos é […]

Artigo escrito por Estética Brasil

Muito comum, principalmente em adolescentes e pessoas mais jovens, a queratose pilar (também chamada de queratose folicular) é um problema que aparece em várias partes do corpo, com destaque para braços, pernas e bumbum.

Por apresentarem aspecto semelhante a foliculite e a acne, muitas das vezes há confusão no diagnóstico. Um dos grandes motivos é a época do surgimento desses outros problemas, que também ocorrem na adolescência. A grande diferença entre eles é que na queratose pilar é uma condição nos folículos pilosos e não nas glândulas sebáceas.

A origem do problema pode ser genética, geralmente relacionada com pêlos finos e sensíveis. A excessiva produção de queratina pela pele, a propensão de pessoas com alergia são outros motivos alegados pelos especialistas. Para piorar, a pele ressecada também facilita o aparecimento do problema.

Por enquanto a queratose pilar não tem cura. O que você pode fazer é tentar amenizar o problema, realizando esfoliações leves na pele, acompanhadas de uma boa hidratação.

Para alguns casos mais complicados, tratamentos a base de uréia, ácido glicólico, ácido láctico e ácido retinóico são mais comuns. Lembre-se que seu caso é único e para cada tratamento que for realizar seu médico deve ser consultado.

6 Comentários para 'Queratose pilar e as famosas bolinhas pelo corpo':
  1. Edilza Moroni disse:

    Pena ainda não ter cura! Sofro com isso desde a adolescencia. Só tinha nas costas e nos braços. De uns anos prá cá apareceram tb nos antebraços. Mas com a esfoliação e bom hidratante tem melhorado bastante.
    Obrigada pela dica.

    Responder

  2. thamires disse:

    eu tenho esse problema, meus braços são ressecados d+, passo muitos hidratantes e nao melhora. amenizam bastante no verão. tenho tambem bolinhas (mas leves) nas coxas e bumbum.

    Responder

  3. Rafaela disse:

    eu tenho esse problema por todo o corpo, no começo era pouco mais agora tenho bastante, queria saber mais sobre o assunto e se tem algum tratamento a laizer que melhore o problema…

    Responder

  4. Arthur disse:

    Tenho nos braços, gostaria de saber se em homens é muito comum também?

    Responder

  5. Rodrigo disse:

    Eu sempre tive esse problema desde criança. Percebi que quando está calor, ou quando vou para praia melhora 100%… Some que é uma beleza… Agora aqui em casa, não sei se é pq moro em São Paulo por causa da poluição etc, as danadas aparecem nos meus braços principalmente, um pouco na região das coxas, nas nádegas e nas pernas tenho bem pouquinho.

    Eu comecei a usar um hidratante pós-banho, você passa com a pele ainda úmida depois de banho e tô usando um óleo de amêndoas, tem ajudado bastante, minha pele é bem ressecada também! E pra variar eu tenho prisão de ventre, nos dias difíceis se eu tomo um laxante, parece que eu defeco as bolhinhas da pele junto (rsrsrs), eu acho que esse problema deve estar atrelado com a dieta sim… Se os cremes atuam dando proteínas e vitaminas para a pele, certamente é dessas vitaminas que nós precisamos consumir na alimentação!

    Esse texto é bem interessante!

    Responder

  6. Lany Dias disse:

    Galera só quem tem esse problema sabe como é, as pessoas tocam no seu braço como se voçê tivesse uma doença contagiosa e isso nos deixa totalmente para baixo…. meu sonho é chegar em um clube e poder usar biquini….. ou pode usar uma blusa decotada nas costas, mas não posso…. porque o meu corpo é totalmente tomado por essa doença…. mas acredito que um dia não terei mais isso…

    Responder

Deixe seu comentário

*