Qual seu tipo de pele?

tipo-de-pele

Antes de receitar qualquer tratamento, todo estiticista ou dermatologista busca identificar qual o tipo de pele do seu paciente. Conforme o estado da pele do mesmo, os tratamentos são diferentes. Para você, que busca saber qual seu tipo de pele, sem consultar um dermatologista ou esteticista, o Portal Estética Brasil preparou esse artigo para ajudá-lo(a). […]

Artigo escrito por Estética Brasil

Antes de receitar qualquer tratamento, todo estiticista ou dermatologista busca identificar qual o tipo de pele do seu paciente. Conforme o estado da pele do mesmo, os tratamentos são diferentes.

Para você, que busca saber qual seu tipo de pele, sem consultar um dermatologista ou esteticista, o Portal Estética Brasil preparou esse artigo para ajudá-lo(a).

Existem 5 (cinco) tipos diferentes de pele: oleosa, normal, sensível, seca e a danificada (ou envelhecida) pelo Sol. Os tipos de pele são determinados pela quantidade de óleo produzida. Genética, estresse, medicação, alimentação e até mesmo cuidados com a pele são fatores determinantes para essa produção de óleo.

Para fazer o teste e descobrir o tipo da sua pele (esse teste é válido somente para pele seca, normal e oleosa), Rona Berg, em seu livro “Beauty The New Basics”, sugere os seguintes passos abaixo:

Passo 1 (um):

Lave seu rosto e seque-o imediatamente;

Passo 2 (dois):

Utilize papéis de arroz ou lenços finos para limpar lentes e pressione-os contra a sua pele, um em cada local.

Passo 3 (três):

Observe o comportamento do teste e compare com a descrição abaixo.

Resultados:

Pele oleosa: os papéis ficaram presos na maioria dos testes, ficando translúcidos com o excesso de óleo.

Pele normal: em alguns locais os papéis não ficaram pregados, em outros sim.

Pele seca: nenhum dos papéis ficaram pregados.

Para os outros tipos de pele (sensível e danificada pelo Sol), a identificação acontece observando as características cutâneas.

Ainda para auxiliar com a descoberta do seu tipo de pele, leia as descrições abaixo e veja se em alguma delas sua pele se encaixa.

Oleosa:

A pele oleosa tende a brilhar e a apresentar poros largos e é propensa para apresentar comedões. Pode apresentar falta de elasticidade.

Seca:

A pele seca tende a apresentar falta de elasticidade, principalmente após algum tipo de limpeza. Possui tendência para descamar, apresentar rugas delicadas e manchas vermelhas. Em pessoas com a cor negra ou até mesmo em morenas, a coloração da pele tende a ficar cinzenta.

Sensível:

A pele sensível é delicada e fina. Possui poros pequenos e sofre frequentemente de alergias ou irritações.

Normal:

A pele normal apresenta poros médios, tende a uma boa circulação e a uma coloração saudável. É macia e possui pontos secos e oleosos, mas que não comprometem a saúde da mesma.

Danificada pelo Sol (ou envelhecida):

Possui rugas visíveis e flacidez (especialmente nas bochechas, no contorno dos olhos e da boca) e vasos capilares comprometidos.

7 Comentários para 'Qual seu tipo de pele?':
  1. Aline amaral disse:

    Pois bem, minha pele é totalmente oleosa, e ao fazer o teste descobri a extremidade da oleosidade me auxiliando a procurar métodos alternativos a combater esse excesso de oleosidade.
    Para quem tem a pele oleosa, vai uma dica..use açucar com creme e esfolie a pele( uma vez por semana) e voc~e começará a ver a diferença em sua pele.

    Responder

  2. Fernanda disse:

    Olá,
    eu amei este site, muito aobrigada pelas dicas.

    Um grande Beju, Fê.

    Responder

  3. lory disse:

    poxa minha pele é normal brigada me ajudou bastante!
    mas ñ tem remédius casairos pra melhorar minha pele deixando mais firme asis bonita msem espinhas e crvos eu uso acinaze mais ñ adianta muito eu agradeço

    xau vou seguir seus conselhos

    Responder

  4. luana disse:

    minha medica me disse q eu tenho pele mista tb eu queria saber quais as dicas porq aq eu fui é do sus e vc sabem demoram pra marcar, e minha pele na testa e oleosa ja no queixo e seca desde ja agradeço obrigda

    Responder

  5. Welington disse:

    Olá a minha pele e branca, oleosa e tambem foi danificada pelo sol , tenho manchas escuras na pele. Tenho 23anos mas apresento bem mais idade.

    O que posso fazer melhora tratar a pele do meu rosto e ter uma aparência melhor??

    Att Welington

    Responder

  6. alessandra disse:

    ola,boa tarde!gostaría muito de fazer epilação a laser,mas tenho a pele negra e sensível poderá dar um resultado positivo?

    Responder

  7. ana disse:

    ser branca demais é uma coloração saudável? assim, por mais que seja branca, não deveria ter a pele corada? branco-pálido me parece doente, ainda que a saúde vá bem. como faz?

    Responder

Deixe seu comentário

*