Peeling: Recuperando a beleza da pele

Peeling: Recuperando a beleza da pele

A proximidade do inverno é a época propícia para a realização de alguns tipos de procedimentos na pele que não podem receber a exposição solar. O peeling é um desses procedimentos. Trata-se de um processo de esfoliação da pele, em geral do rosto, que exige da pessoa manter a região protegida de raios solares sob […]

Artigo escrito por Leonor Alves

A proximidade do inverno é a época propícia para a realização de alguns tipos de procedimentos na pele que não podem receber a exposição solar. O peeling é um desses procedimentos. Trata-se de um processo de esfoliação da pele, em geral do rosto, que exige da pessoa manter a região protegida de raios solares sob pena de ter manchas irreversíveis.
O arsenal de produtos para tratamentos estéticos registra crescimento freqüente, mas é importante frisar que não devem ser usados por pessoas não preparadas.

Segundo o dermatologista João Roberto Antonio, professor de Dermatologia da Faculdade de Medicina de Rio Preto, as pessoas que buscam a realização do peeling têm por objetivo corrigir cicatrizes de acne, renovar uma pele envelhecida pelo tempo ou precocemente pelo excesso de sol, além de melhorar a aparência e, conseqüentemente a autoimagem.

Ele esclarece ainda que é preciso discutir com o paciente o programa de tratamento, pois são várias sessões de diferentes procedimentos que poderão durar meses. Além disso, a preferência deve ser dada a pacientes sem acne ativa e após os 20 (vinte) anos de idade. “Nesta fase estão mais amadurecidos para entender os ganhos e riscos de cada procedimento”, diz João Roberto.

O especialista explica que estão sempre surgindo novos métodos para aprimorar e diminuir as tão indesejáveis cicatrizes de acne e as marcas do tempo, porém nem sempre são acessíveis à maioria da população devido ao alto custo. Alerta ainda que existem outros fatores a serem avaliados como idade e tempo de existência e localização das cicatrizes antes de se optar pelo peeling.

Ele explica que as cicatrizes de acne podem ser estreitas ou largas, rasas ou profundas, deprimidas, elevadas e de formas variadas, por exemplo, crateras, lineares, tipo estilete, etc. “A escolha do peeling para essa correção vai depender do tipo de cicatriz, o que varia bastante num mesmo indivíduo”, completa o professor.

Além de rejuvenescer a pele do rosto e clarear manchas, o peeling (que poder ser superficial, médio ou profundo), só deve ser indicado após análise das condições da pele a receber o tratamento.

O dermatologista observa que os peelings superficiais e médios são feitos com ácidos como: glicólico, retinóico, salicílico, tricoro-acético (ATA), Jessner e o Fenol. Já o peeling profundo só pode ser realizado com o ácido Fenol, a laser, ou por meio do Coblation. Este tipo de tratamento é mais indicado para pessoas com a pele envelhecida e na faixa dos 50 anos.

As contra-indicações mais freqüentes para que a pessoa não se submeta ao peeling, de acordo com Carlos Roberto, são a existência de quelóides, herpes, ter feito uso há menos de seis meses de medicamentos à base de isotretinoína ou com as acnes em atividade.

Já o professor João Roberto, da Famerp, avisa que os métodos mais profundos são complementares para o caso das cirurgias das cicatrizes de acne, que consiste em excisar (ou retirar cirurgicamente a lesão), preencher (através das várias técnicas de preenchimento com substâncias orgânicas e inorgânicas), e nivelar (com técnicas de elevação de cicatrizes, dermatoabrasão cirúrgico com lixamento da pele, coblation ou resurfacing com Laser de C02). “Só a partir dessas etapas serão aplicados os peelings químicos”, explica.

Entenda como agem os diversos tipos de Peeling:

Peelings superficiais são aqueles que vão da camada externa (visível) até a derme superficial.

Peelings médios vão da camada externa (visível) até a dorme média.

Peelings profundos vão da camada externa (visível) até a dorme profunda.

Dermo-esfoliação também conhecida como peeling químico, é a denominação dada de acordo com a profundidade cutânea alcançada pelo medicamento utilizado. É um método de aplicação em consultório de uma esfoliação química programada para o tratamento tanto das cicatrizes da acne quanto da pele envelhecida. Consiste na esfoliação acelerada da pele provocada pela aplicação de substâncias químicas com fins terapêuticos. Leva a uma coloração avermelhada logo após a aplicação, que evolui para um ressecamento e descamação, normalmente, na primeira semana, atenuando as cicatrizes e repondo novas camadas de pele.

Dermo-abrasão cirúrgico, usado para tratar as cicatrizes da acne, requer muita habilidade e treinamento considerável. A técnica consiste na utilização de uma escova com alta rotação que atua nos relevos das cicatrizes, aplainando o que está em níveis diferentes. Deve-se ter o cuidado de não desbastar profundamente a pele.

Laser também conhecido como “resurfacing”, é indicado para a correção das cicatrizes residuais da acne. Trata-se de método que abre perspectivas favoráveis, desde que indicado precisamente e bem manuseado por profissional que saiba dominar a aplicação, evolução e possíveis complicações. É imprescindível determinar as características cutâneas do paciente antes do tratamento, a fim de evitar todos os fatores de riscos.

Dermatoabrasão é o lixamento manual com lixas diamantadas, também conhecido como peeling mecânico.

Coblation é a última palavra em tratamento estético, cuja chegada ao Brasil, aconteceu há dois anos. Através da cauterização controlada da pele promove a recuperação cutânea e, na pele envelhecida, um rejuvenescimento duradouro. As vantagens são de uma boa opção para regiões em que a cirurgia não atua, como as rugas ao redor dos lábios e as finas abaixo dos olhos.

Colunista - Leonor Alvespor Leonor Alves
Esteticista e Colunista do Portal Estética Brasil
Entrar em contato
também escreve pelo blog: www.sociedade-da-estetica.blogspot.com

2 Trackbacks/Pingbacks:
  1. Pingback: Causas e tratamentos para olheiras | Estética Brasil em 09/03/2010;
  2. Pingback: Tweets that mention Peeling: Recuperando a beleza da pele | Estética Brasil -- Topsy.com em 11/05/2010;
15 Comentários para 'Peeling: Recuperando a beleza da pele':
  1. Antonio V. Marques Junior disse:

    Gostaria de receber fotos de tratamento feito através de peeling cirúrgico “dermo abrasivo” para poder ver os resultados.

    Responder

  2. karla disse:

    Sensacional a matéria. Parabéns!

    Karla Freitas

    Responder

  3. karla disse:

    Pretendo fazer esse tratamento. Quero rejuvenescer.
    Um abraço
    Karla

    Responder

  4. regea disse:

    eu gostaria de saber qual a função do piling estriatrte??ele resolve o que ele faz nas estrias???obrigada

    Responder

  5. Kamila disse:

    eu estou com medo de manchar a minha pele !
    muito boa as informacoes…….
    e como posso saber s nao vai manchar?
    obrigado

    Responder

  6. Milene de Lima disse:

    Oi, tenho uma pele ressecada e manchada, isso é uma contra-indicação p realizar um tratamento anti-mancha?
    Obrigada

    Responder

    Estética Brasil Reply:

    Não Milene. O que você tem que buscar é uma hidratação da pele.

    Responder

  7. MAYARA BENÍCIO disse:

    Olá!! Excelente matéria! Quero saber se posso continuar malhando. O suor prejudica a recuperação do peeling? Ao final, a dermato utilizou uma máscara amarelada q resfrescou o ardor. Obrigado.

    Responder

  8. paulo disse:

    gostaria de receber resultados de peeling cirurgicos “de antes e depois”.

    grato,
    paulo

    Responder

  9. Vera disse:

    Olá! tenho a pele branca e oleosa, gostaria de fazer um pelling, pois tenho bastante marcas de espinhas (acne), é contra indicado?

    Responder

  10. Eliane disse:

    Tenho uma cicatriz na minha testa,e ela se destaca bem,tenho vergonha,e gostaria de saber se existe tipo de laser para amenizar sua aparência?
    já que o peeling tira as cicatrizes de acne,será que o peeling faria algum efeito?
    Obrigado!

    Responder

  11. […] laser (Vasculight ou o Photoderm), a micro-cirurgia, carboxiterapia, peelings, drenagem linfática facial e ainda os cosméticos (à base de Vitamina K-1, bioflavonóides, […]

  12. […] This post was mentioned on Twitter by Depilla Depilação. Depilla Depilação said: Entenda como agem os diversos tipos de Peeling http://migre.me/C5NP Venha fazer o seu aqui na @depilla […]

  13. eglantine oliveira disse:

    ola tenho a pele oliosa, cheia de manchas ,isso ocorreu depois da minha gestação.oque fasso para tirar essas manchas desagradavéis do meu rosto.serar que o tratamento feito através de peeling cirugico resolve ,gostaria de ver algumas fotos com os reultados.

    obrigada !

    Responder

  14. sonia disse:

    Gostaria de saber o que fazer para diminuir as marcas de expressão ao redor dos lábios e o bigode chinês.
    Obrigada, Sonia

    Responder

  15. DANEELLE BARBOSA disse:

    GOSTARIA DE RECEBER IMAGENS DE TRATAMENTO, COM PEELING DIAMANTADO, E COM O PEELING AMAZONIA. POR FAVOR, E QUE EU GOSTARIA DE FAZER UNS DESSE TRATAMENTO,

    OBG AGRADEÇO A ATENÇAO.

    Responder

  16. judith de cassia disse:

    gostaria de receber imformação sobre pele estou entrando na area agora e ñ tenho esperiencia de pele origada

    Responder

Deixe seu comentário

*