O milagre do Chá Verde

Você conhece alguma bebida ou alguma comida que possui mais benefícios para a saúde do que o chá verde? Difícil! Os chineses conhecem os benefícios do chá verde desde os tempos antigos, utilizando o mesmo para curar tudo, desde dores de cabeça até depressão. Existem estudos que dizem que o chá verde vem sendo usado […]

Artigo escrito por Estética Brasil

Você conhece alguma bebida ou alguma comida que possui mais benefícios para a saúde do que o chá verde? Difícil! Os chineses conhecem os benefícios do chá verde desde os tempos antigos, utilizando o mesmo para curar tudo, desde dores de cabeça até depressão.

Existem estudos que dizem que o chá verde vem sendo usado pelos chineses por pelo menos 4.000 (quatro mil) anos atrás. Incrível não?

Atualmente existem estudos aprofundados sobre os benefícios do chá verde, como por exemplo uma pesquisa realizada em 1994 (mil novecentos e noventa e quatro) na China que comprovou que tomar chá verde reduz em 60% (sessenta por cento) o indício de apresentar câncer de esôfago (pesquisa válida para homens e mulheres). Outra pesquisa, da Universidade de Pordue, em Indiana nos Estados Unidos, comprovou que um componente do chá verde inibe o crescimento do número de células cancerígenas. Também existem pesquisas que comprovam que tomar chá verde reduz significamente o nível de colesterol.

Algumas doenças que o uso do chá verde pode ser benéfico:

  • câncer;
  • artrites reumáticas;
  • alto nível de colesterol;
  • doenças cardiovasculares;
  • infecções;
  • imunidade baixa;

O que o Chá Verde possui de tão especial?

O grande segredo do chá verde é a existência de um flavonóide conhecido como EGCG, ou epigallocatechin gallate. O EGCG é um poderoso anti-oxidante, que além de inibir o crescimento de células cancerígenas, as destrói também.

Ligado a diminuição do colesterol, esse flavonóide também pode diminuir a incidência de doenças cardiovasculares.

Curiosidade: pesquisas feitas durante muitos anos verificavam que, mesmo os norte-americanos e os franceses tendo uma dieta rica em gordura, a incidência de doenças cardiovasculares era maior entre os norte-americanos. O grande diferencial estava no consumo de vinho tinto, que possui um composto chamado reverastrol, que inibe os efeitos maléficos de uma dieta gordurosa e do cigarro. O poder do EGCG foi comprovado mais tarde com outra pesquisa que dizia que ele era duas vezes mais poderoso que o reverastrol.

Outros benefícios do Chá Verde

Uma pesquisa realizada na Suíça comprovou que o Chá Verde também auxilia na queima de calorias. O chá foi combinado com doses de cafeína. Outro benefício comprovado é que o Chá Verde elimina placas dentárias, diminuindo o risco de doenças na boca.

Com tantos benefícios, será que o Chá Verde não possui nenhum efeito prejudicial?

Por conter cafeína, o Chá Verde pode causar insônia. Mas se você se preocupou, fique tranquilo. O chá possui menos cafeína que o café.

1 Trackbacks/Pingbacks:
  1. Pingback: Chá Branco - O que é e o que faz | Estética Brasil em 09/03/2010;
14 Comentários para 'O milagre do Chá Verde':
  1. Letícia says:

    A coisa ruim é que ele tem um gosto horrível! Tem como deixar gostoso, com alguma receitinha caseira, sem tirar as coisas boas que ele traz?

    Responder

    Márcia Reply:

    Tem chá verde em comprimido!
    eu tomo direto, sempre compro na revista “Herms”.

    Responder

  2. ADRIANA says:

    O CHA VERDE E MELHOR QUE O CHA BRANCO ? OS SAO IGUAIS ,POIS TOMO CHA BRANCO TODO DIA .QUERO SABER NO QUE ELE E BOM .

    Responder

  3. Vanessa says:

    Eu tb num curto mt o gosto não
    e sempre tomo ele em comprimido 2 vezes ao dia
    ele é ótimo para mim adoro²

    o bom tb que é bem barato e acessivel 😀

    Responder

    juliana Reply:

    Oi tudo bem,gostaria de saber se o comprimido ajuda a emagrecer e quanto kilos que posso perder…
    bjus aguardo retorno…

    Responder

  4. Talita says:

    Ele em comprimido tem os mesmos beneficios??

    Quantos comprimidos e indicado por dia??

    Responder

  5. eu já estou tomando o xa verde
    e estou sentindo um bom progresso
    beijinhos

    Responder

  6. miisa says:

    estou tomando chá verde todos os dias, numa média de 200/250 ml, antes de dormir (sim, na verdade fico com insônia)…mas minha pele tem melhorado MUITO mesmo. As espinhas e os cravos diminuiram visivelmente.
    Uso cremes e géis para espinhas, mas desde que comecei a tomar o chá, minha pele tem estado lisa … sem nada 😀
    JURO
    pode ser um tratamento novo!

    Responder

  7. miisa says:

    :'( foi um milagre

    Responder

  8. KELLY BORGES says:

    EU COSTUMO TOMAR O CHA VERDE DA HERBALIFE E MUITO BOM E JA ATE CONSEGUI REDUZIR PESO COM O CHA
    E MUITO BOM MESMO ELA ME AJUDOU NAS MINHA DORES DE CABECAS E OUTRAS DOECAS QUE EU TINHA TOME SEM MEDO POIS E TUDO DE BOM

    Responder

  9. Agnes says:

    Eu tomo o chá verde em cápsulas. Eu senti uma melhora no meu metabolismo. o que eu reparei é que as minhas artérias (veias) ficaram mais escuras. tomo uma cápsula todos os dias na parte da manhã, junto ao café da manhã.

    Responder

  10. Amanda says:

    Muito legal este artigo!!!Eu sabia apenas do auxilio na queima da calorias.

    Responder

  11. Ana says:

    A minha mãe começou tomar chá verde ena primeira semana foi tdo beleza mais na segunda ela começou reter liquido e ficou dias sem fazer xixi. Ai o medico disse foi caudado pelo chá verde!!

    Responder

  12. vanyarba says:

    Olá! Gente não compre qualquer coisa que diga que é chá verde não, pois veja na embalagem se o produto é autorizado pelo ministério da saúde. Bom eu confio nos produtos da Herbalife e é fácil de encontrá-los nas drogarias. Sim o chá verde pode ser tomado com umas gotinhas de adoçante. Eu adoro muito. tomo só o chá, pois as cápsulas mim deixam com um desconforto gástrico.

    Responder

  13. […]   Qual seu tipo de pele?   Fazer academia ou malhar em casa?   O milagre do Chá Verde featuredcontentslider.init({ id: "slider1", //id of main slider DIV contentsource: ["inline", […]

  14. Além dos benefícios citados no artigo, o chá verde pode ser utilizado na melhora da celulite. A celulite é uma inflamação e ela pode ser melhorada através da hidratação. Tá ai um bom motivo para acrescentar o chá verde no seu dia-a-dia. O gosto é ruim? Acrescente gengibre, limão ou canela na preparação.

    Responder

  15. Josi says:

    Olá,gostaria de saber se alguem aqui teve alguma experiência não muito agradável com o chá verde?!Sabe o que é,ha duas semanas comecei a tomá-lo com intuito principalmente de emagrecer,mas aconteceu o contrario…durante esse período praticava três horas semanais de caminhada,reduzi as massas e eliminei refrigerantes a unica coisa que creio que estava errada na minha alimentação eram os doces(mas nem tava exagerando),enfim duas semanas após o inicio do uso do chá a balança apontou 6 kg a mais.Estou desesperada,pois meu nequim continua o mesmo,estou “praticamente” com uma alimentação 100% saudável e NUNCA seria normal engordar 3 kg por semanaaaaaaaaaaaaaa!:(

    Responder

Deixe seu comentário

*