O formol e a sua saúde

O formol e a sua saúde

O formol (ou metanal) é um dos produtos químicos mais usados atualmente. Sua utilização, em grande quantidade e / ou sem os devidos cuidados, pode trazer um grande problema para a saúde. O cuidado com os cabelos é essencial tanto para mulheres quanto para homens. Algumas pessoas gostam como eles são, mas a maioria sempre […]

Artigo escrito por Estética Brasil

Escova Progressiva

O formol (ou metanal) é um dos produtos químicos mais usados atualmente. Sua utilização, em grande quantidade e / ou sem os devidos cuidados, pode trazer um grande problema para a saúde.

O cuidado com os cabelos é essencial tanto para mulheres quanto para homens. Algumas pessoas gostam como eles são, mas a maioria sempre quer dar uma “mudadinha”. Não é verdade?

Nos salões de beleza vemos vários tipos de tratamento para os cabelos, alguns para fazê-los enrolar em cachos, outros para deixá-los lisos e soltos. E ali, escondidinho, embutido em alguns produtos de beleza, temos o tão falado formol. Vamos começar com uma aulinha de química:

De nome oficial metanal e possuindo sinônimos como formalina, óxido de metileno, componente de exaustão de diesel e produto da pirólise (queima) de revestimento de eletrodos de solda, o formol é o aldeído mais simples existente, de forma molecular H2CO. Possui uma massa molar de 30.03 g/mol, com ponto de fusão em -92°C e ponto de ebulição em -19,5°C.

Seguindo agora sem muitos dados técnicos, vamos falar dos problemas gerados pelo formol em contato excessivo com nosso organismo.

Os órgãos afetados são: sistema respiratório em geral, pele e olhos. Os sintomas são: tosse, lacrimação, irritação nos olhos, no nariz (chegando a queimaduras) e na garganta, espasmos bronquiais, dermatite e irritação pulmonar.

Alguns estudiosos acreditam que o formol pode ser cancerígeno, sendo responsável por alguns casos de câncer no pulmão, no nariz, no cérebro e leucemia. Por outro lado, estudiosos como a dermatologista Edileia Bagatin, da Universidade Federal de São Paulo, defendem que o formol causa vermelhidão na pele, alergias e irritação, mas não é cancerígeno.

Independente de ser cancerígeno ou não, o que devemos saber é que o formol, mesmo usado em pequenas quantidades, é perigoso para nossa saúde. Procure novos tratamentos. Existem, no mercado, inúmeras opções para a sua escolha e que fornecem o mesmo resultado, ás vezes até melhores.

Lembrando que a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) está de olho nos salões de beleza e a escova progressiva que se cuide. “Os vapores do formol são altamente agressivos às mucosas, olhos e aparelhos respiratórios” – avisa o órgão. A quantidade máxima (e segura) permitida em formulações cosméticas é de 0,2%, dosagem insuficiente para produzir um alisamento nos fios. Se o salão que você freqüenta utiliza maior teor, avise para o proprietário que ele está colocando em risco a saúde de seus clientes. Se ele não colaborar, denuncie.

8 Comentários para 'O formol e a sua saúde':
  1. EMANUELA ESCÓSSIO disse:

    OI GOSTEI MUITO DESSE TEMA FORMOL E A SAUDE,FAÇO FACUL DE ESTETICA EM FORTALEZA E VOU TERMINAR AGORA NO MEIO DO ANO E PRETENDO ENTREGAR O MEU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COM ESSE TEMA.PEÇO AJUDA DE VCS NO Q FOR POSSIVEL…

    Responder

    Reginaldo Reply:

    Olá Emanuela.
    O seu tema é simples e ao mesmo tempo complicado, procure ajuda de um farmacêutico/bioquímico para vc entender sobre o formol, veja os efeitos que ele age em contato com a pele, se ele é eluminado pelo organismo, e se vale realmente a pena ele ser usado na cosmética, porque no cigarro ele é usado e a ANVISA mesmo fala que não há níveis seguros para o uso destas substâncias.
    É uma subastância tóxica, para falar a verdade, só presta para conservar cadáver, cigarro e alisar cabelo.
    Aliás, qq pessoa que ver este comentário, compre o shampoo PALMOLIVE KIDS e cheire, verá no rótulo que contém formol e este não cheira formol. Então os produtos liberados pela anvisa usam como conservante mesmo?

    Responder

  2. malu disse:

    fiz progressiva 2 vez e nao sabia q nesse salao q fui, era usado indevidamente formol. fiquei sabendo depois e queria saber se tem como ocasionar alguma doença seria só por duas aplicaçoes, a ultima faz uma semana e ate agora eu to bem eu acho, só um pouco de dor de cabeça.

    me ajudem por favor!!!

    Responder

    Reginaldo Reply:

    Se vc tem dor de cabeça pode até não ser do produto em si, se sente dor do tipo queimação no couro cabeludo pode ser, pois os produtos não podem ser aplicados na raiz do cabelo, deve deixar pelo menos 1 cm.
    Em todo caso vá a um médico ver qual foi o dano ocorrido, e peça para ver sempre o rótulo do produto a exija que o profissional prepare na tua frente o que ele for usar no teu cabelo, é um direito seu e um dever dele.
    E mesmo se for liberado pela anvisa ele deve dizer se tem formol como conservante ou não.

    Responder

  3. MARLNE TANAKA disse:

    SOU CABELELEIRA E USO MUITO ESCOVAS PROGRESIVAS GOSTARIA DE SABER SE A INOAR USA FORMOL NA SUA COMPOSICAO OBRIGADA

    Responder

    Reginaldo Reply:

    Usa, o mesmo que a ANVISA autorisa até 0,2% como conservante, mas já há no mercado produtos sem formol e que alisam e deixam o cabelo tão lindo e bonito quanto a INOAR, lembre que formol é coisa séria. Mas não se preocupe até no cigarro tem formol, porém a anvisa fala que não existem níveis seguros para o consumo destas substancias…

    Responder

  4. AMEI O COMENTARIO,TIROU TODAS AS MINHAS DUVIDAS,VOU ANIVESARIAR AGORA E EU IA GANHAR DE PRESENTE ESCOVA PROGRESSIVA,MAIS DEPOIS DESSES COMENTARIOS DECIDI NAO FAZER ;)

    Responder

    Reginaldo Reply:

    Olá Maria td bem?
    Olha, hoje já existem outras escovas progressivas que são que não contém formol, ex: as com Parabenos como conservante. qualquer dúvida legi171@hotmail.com

    Responder

  5. Reginaldo disse:

    Olá, a anvisa autorizou o uso do formol de 0,2% como conservante nos produtos. Mas não medem os riscos, tem cabeleireiros que consomem até 2 litros por mês alisando cabelos, o que torna acumulativo no organismo, como que uma instituição como a anvisa libera uma subastância dessa.
    Nos final dos anos 90 até agora, conheço pessoas que a saúde é comprometida e nesse Brasil afora histórias de profissionais que morreram de câncer, e o que faziam? TRABALHAVAM ALISANDO CABELOS COM FORMOL.
    Se ele estiver constante na corrente sanguínea talves daqui uns 10 anos o profissional tenha juntado dinheiro o suficiente para gastar com sua saúde…

    Responder

  6. Adriana Macau disse:

    Fiz uma progressiva esse final de semana e desde ontem (segunda-feira), estou com o rosto inchado, principalmente na região da fronte. O que devo fazer? Será efeito do formol? Também senti muita coceira na cabeça e o meu couro cabeludo está vermelho e irritado, já descamando. Obrigada!

    Responder

  7. Mariana VX disse:

    Olá, sou estudantes de ciencias biologicas modalidade médica, tbm conhecida como biomedicina, e estou no inicio de um pesquisa laboratorial sobre os mitos e danos reais do formol no mundo da estética. Gostaria de pedir que me enviem dúvidas sobre este assunto, pois podem haver duvidas e colaborações que sozinha eu não consiga formular e por vezes pode ser extremamente importante para todos.

    Responder

  8. G. F. disse:

    Haa ..! fiz escova progressiva hje ! e adorei , por enquanto nao senti nada , e espero que nao sinta …… aluem de vcs que já fizeram as pontas ficam mt seca depois da primeira lavagem?

    Responder

Deixe seu comentário

*