Mingau na alimentação do bebê

Mingau na alimentação do bebê

A partir do sexto mês de idade os bebês já podem começar a comer mingau, mas sem excesso. Por ser uma alimentação muito calórica, feita com amido de milho, fubá, farinha de arroz ou aveia, o mingau deve ser consumido em porções pequenas, no lanche da tarde ou na ceia. O uso do mingau na […]

Artigo escrito por Estética Brasil

A partir do sexto mês de idade os bebês já podem começar a comer mingau, mas sem excesso. Por ser uma alimentação muito calórica, feita com amido de milho, fubá, farinha de arroz ou aveia, o mingau deve ser consumido em porções pequenas, no lanche da tarde ou na ceia.

O uso do mingau na alimentação do bebê é indicado quando a criança tem de ganhar peso ou tem dificuldade para aceitar o leite puro. Para crianças menores de 1 ano, farinhas e aveia são fontes de fibras, proteínas e carboidratos e auxiliam na complementação da dieta dos bebês e na sua atividade intestinal. O mingau feito com farinha de arroz é utilizado para combater as diarréias.

Para o consumo, a maisena (amido de milho) e a aveia precisam de cozimento. Antes de preparar a mamadeira do seu filho consulte um pediatra, pois ele dará a fórmula ideal do composto que o bebê deve tomar, às vezes sendo diferente do exclusivo leite de vaca.

Como preparar o mingau?

O mingau, geralmente, é preparado com leite integral e somente um cereal. Recomenda-se utilizar o mínimo de açúcar possível, para não prejudicar a dieta da criança. Ao preparar a “papinha” utilize, para cada 100 ml de leite, 1 colher de chá de amido de milho ou 1 colher de sopa de aveia.

24 Comentários para 'Mingau na alimentação do bebê':
  1. thais disse:

    qual a alimentaçao que deve se iniciar no caso de uma nenem de 5 meses? quais as primeiras papinhas?
    Aguardo resposta…obrigada

    Responder

    Estética Brasil Reply:

    O leite materno deve se manter até os 06 meses de idade se possível. Depois disso vá introduzindo legumes como mandioquinha, beterraba, cenoura, dentre outros. É nessa fase que o bebê começa a sentir o gostinho das coisas.

    Responder

    Lorena Reply:

    Eu comecei a dar fruta amassada aos quatro meses, e aos cinco meses comecei a papinha, e até hoje eu dou o leite materno sem problema algum.

    Responder

  2. roberta disse:

    eu gostaria de saber,, qual o mingau indicado pra crianças de tre meses de idade? o meu leite materno esta secando.. e ela choracom fome e ñ gosta do leite nestogeneo disolvido?
    entao qual o mingau devo dar pra ela?

    Responder

    monica cardoso bispo Reply:

    oiiii roberta? tenho um bebe de 2 meses, e dou a ele mingau de cremogema com leite ninho,pois aceitou numa boa, sendo q acho q ñ estar alimentando mas , vou mudar pra o micilon de arroz de aveia.pois ele não pega peito, e eu não tenho leite, é uma luta.espero ter te ajudado. bjss boa sorte!!!!!!!!!

    Responder

  3. Milena disse:

    Minha filha tem 4 meses está mamando, mas nao tem sido so esta alimentação ,toma formala e tbm sucinhos, pois ja voltei a trabalhar, tenho tido dificuldades, pois ela agora ta acordando de duas a trêz vezes na noite e acorda cedinho pra comer, tem sido muito muito cansativo, por isso estou pensando em introduzir mingau de arroz?
    Como proceder?

    Responder

  4. Nilda assis p santos disse:

    meu filho tem 4 meses,estou completamente perdida sobre a alimentaçao dele ñ sei na verdade o q dar direito ; ja dei só
    o Nan puro, e o peito, agora o nan c/ farinha de aveia[mingau]
    agora vou dá farinha de aveia c/ ninho,o q eu faço??
    bb nesta idade ja pode dá: frutas, verduras, sucos etc..?
    ele alem do peito tomar qualquer coisa q der na mamadeira
    eu é q fico c/ medo de fazer mal. HÁ e tb ja tomou cremogema c/ ninho. mamães por faavor mim ajude
    beijosssssssssssss

    Responder

    Paula Andrade Reply:

    Oi, me chamo Paula Andrade. Esta foi a dieta que fiz para minha filha.
    0 a 5 meses: mama a hora que ela quiser
    5 meses: mama + nam
    6 meses: sopa de legumes passada no liquidificador, (maça melão e pêra) raspada, sucos
    7 meses: 6h – mingau de aveia ( é o mais indicado, pois contem fibra, proteina, e carboidratos)
    9h – fruta
    12h – sopa ( ja acrescentando arroz, caldo de feijão, não liquidificar e sim amassar com garfo para que ela sinta a textura dos legumes).
    15h – vitamina com uma bolacha maizena, não dar muito por causa do amido.
    16h – sopa novamente
    22h – mingau

    dou a mama so quando ela vai dormir, pois o liete já está pouquinho.

    Espero que ter lhe ajudado.
    Um abraço. Boa sorte.

    Responder

    Estética Brasil Reply:

    Olá Paula, obrigado por sua colaboração! Com certeza vai ajudar muita gente aqui. Suas dicas foram excelentes! Volte sempre!

    Responder

  5. Luciana Gusmão disse:

    Bem, meu bebê tem 6 meses e 3 semanas, e segue a seguinte dieta:

    até os 6 meses:amamentação exclusiva e hora que queria;
    a partir dos 6 meses comecei a introduzir sucos (laranja, mamão, melancia, maçã, goiaba) e frutas (mamão, banana, maça, pêra, caqui) e sopinhas que sempre faço utilizando:

    – carne, frangou ou peixe (pescada ou cavala);
    – arroz, batata ou macarrão;
    – chuchu, cenoura e beterraba.
    – abóbora, maxixe e quiabo;
    também utiliz espinafre, brócolis, tomate, alho, sal e azeite de oliva.

    Sempre ofereço água e mamada nos intervalos da refeiçoes, à noite ele mama geralmente de tres em tres horas.

    Espero ter ajudado!

    Responder

  6. andreia disse:

    minha filha tem 4 meses desde os 3 dou mucilon com ninho mas ela só come quando quer as vezes chega a comer somente 2 vezes ao dia fico louca, e ainda por cima esta abaixo do peso por favor mim ajudem !!! obrigado

    Responder

  7. monica cardoso bispo disse:

    oiiiii????? meu bebe tem 2 meses,e estou dando mingual de gremogema com leite ninho de caixinha. gostaria de saber se faz mal.gostaria de saber tbem se bebe q mama mamadeira pode dar agua.obrigado……..

    Responder

  8. bombalanco c. b. disse:

    PORFAVOR ME AJUDE!!!!!!!!!!! STOU COMPLETAMENTE PERDIDA O QUE DAR PARA O MEU BEBE Q COMPLETA 2 MÊSES, ASSIM Q NASCEU DEI O APTAMIL ,LEVEI AO PEDIATRA E ELE ME DEU O MAOIR ESPORRO PORQUE DISSE Q Ñ TENHO LEITE,ELE FALOU Q EU TERIA Q COLOCAR A CRIANÇA PRA MAMA, MAS Ñ TENHO LEITE, E O MEU BEBE FAZ MAIOR ESCANDALO PRA PEGAR O PEITO, CHORA MUITO DE FOME,RESOLVIE DAR POR CONTA PROPRIA O CREMOGEMA COM O NINHO,MELHOU UM POUCO,PORQUE ACHO Q NÃO ESTAR ALIMENTANDO ELE DIREITO. GOSTARIA DE SABER QUAL O MINGUAU ADEQUADO PRA ELE.ME AJUDA!!!!!! OBRIGADO……….

    Responder

  9. Carla Aracelli Cazaroti Vieira disse:

    Posso fazer mingau de cremogema e dar a minha filha de 1 ano, pois ela não aceita tomar nenhum tipo de leite a não ser o meu, pois ainda amamento.

    Responder

  10. Taise disse:

    Acho que todas vocês deveriam procurar um pediatra para maiores esclarecimentos a respeito da dieta de seus bebês. Mas adianto: o ideal é dar o leite integral só a partir de 1 ano de idade, ou seja, nada de leite ninho até 1 ano. O organismo do bebê não está preparado como o do bezerro para receber o leite integral. Além do que é um leite pobre em determinados co fatores, inclusive o ferro. Por isso, informem-se melhor, para que não se enganem achando que por seu bebê estar saciado, ele esteja bem nutrido!

    Responder

  11. rosaly disse:

    nao sei mais o q fazer, meu bebe ta com a moleira funda, e atribuo isso a ma alimentaçao. ele so quer o peito e agua. agora voltei ao trabalho, e que ainda é pior ele é intolerante á lactose. usa nan soy, ele nao gosta de mingau nem de sopinha, o pouco que ele ingere é a força, ta perdendo peso… na verdade queria uma vitamina que estimulasse o apetite dele.

    Responder

  12. loriss disse:

    meu bbe tem 6 meses, hoej emd ia ele mama as 8 da manhã.as 9:30 dou 2 frutas, banana amassada e mação a metade raspada ou 1 perinha! as 11:00 da manhã nan 150 ml a 180 ml .
    1 hora papinha salgada. as 3 vitamina de banana maçã mamão e 2 medidas de mucilon arroz ou milho, em 30 ml de agua e 1 medida de nan. as 18:00 horas 150 ml de nan.
    as 21:oo nan.. e a ultima mamada 00:00 nan 150 ml.. ele esta otimo enorme e sadio nunca teve uma colica nem nada !!graças a Deus.

    Responder

  13. kerolayne disse:

    meu filho tem 2 meses e estou dando para ele mingau de mucilon com leite ninho eu quero saber se eu posso dar se estou fazendo o errado. eu dou pois,ele tem muita fome;e o leite não está mas sustentando ele já dei nan,nestogenio e agora ninho.

    Responder

  14. kelly Cristina disse:

    meu bebe tem 2 meses gostaria de saber se aos 3 meses já posso introduzir papinhas de frutas.

    Responder

  15. GRACY CABRAL disse:

    Meu filho,tem 1ano e 5 meses ,mama no peto ainda e estar dificil tirar a mama dele,ele comia pouco,mas agora ele nao quer comer mais nada,so mingau e leite materno,por faor alguem pode me ajudar?

    Responder

  16. Nani disse:

    Moro nos Estados Unidos desde 2006 e quando tive meu primeiro bebe o pediatra me falou que a amamentacao e escencial pra o bebe ate os 6 meses, pois todos os nutriente estao no leite materno ou na formula. entao deve-se dar somente isso ate os 6 messes, depois disso pode iniciar com as papinhas mais ainda com o leite materno ou formula, leite de vaca so e bom dar quando o bebe esta com 11 meses ou um ano pois o leite de vaca tem uma substancia que as vezes o bebe nao aceita e pode ser mal pra ele. Agora estou dando leite de vaca, e leite de soja, pois soja tem muitos nutrientes a mais para o complemento da alimentacao que o leite de vaca nao tem. Meu filho tem um ano ja. Ele aceitou bem, e em relacao as comidas, meu pediatra disse que comidas como carne, frango e outras substancias desse tipo e bom dar so quando o bebe tem ja aceitado a papinha de arroz e as frutas pois frutas e papinhas sao no primeiro estagio, depois no segundo estagio como 9- 11 meses e que vc inicia com as carnes e etc. Eu sei que a limentacao aqui e bem diferente, e eu estranhei muito no inicio, mais agora depois de ter lido muito eu entendi mais sobre o assunto sobre a nutricao de bebes.

    Responder

  17. Marina disse:

    Eu estou seguindo a dieta do pediatra do meu filho, como tive dificuldade em amamentar somente no peito, então meu filho saiu da maternidade tomando o leite NAN Comfort, mas depois eu mudei para o aptamil, pois seu organismo aceito melhor, mas mesmo assim sempre oferia o leite materno, até que um dia ele começou a mamar mais no peito do que na mamadeira. Chá eu comecei a dar com um de idade e quando realmente precisava.
    Umas duas semanas antes de voltar a trabalhar por volta dos 4 meses e meio, o pediatra do meu filho autorizou a começar com frutas e suquinhos na parte da manhã e depois a tarde. Com 5 meses completo ele começou a almoçar papinhas salgada, e agora ele está com 7 meses e almoçando e jantando.
    A mamadeira ele toma 3 ou 4 por dia e de noite sempre dou um chá para ele tomar….Estou seguindo direito a dieta que o pediatra passou e meu filho está com o peso ideal para a idade dele. Uma coisa que o pediatra do meu filho fala é que tudo tem seu tempo não precisa acrescentar vários legumes ou frutas ou então outros alimentos de uma vez para a criança, ela terá tempo de sobra para comer de tudo….Meu filho por enquanto não come grãos, peixe e frutas como manga, Kiwi etc e mingau, pois como ele está no peso ideal o pediatra pediu para aguardar um pouco…..sempre procuro dar uma alimentação mais natural possível e podem ter certeza não me arrependo de ter seguido o pediatra. Pois ele é sadio e come tudo que é oferecido, suco de frutas e comida salgada então ele adora, bolachinha de maizena ou de leite então ele come tudo. Por isso com dúvidas na alimentação pergunte direto ao pediatra.

    Responder

  18. Mamães meu filho tem seis meses e só agora comecei a engrossar o leite dele, com o mucilon de arroz com aveia, não de massa ao seu filho antes dos seis meses, pois o organismo deles ainda não estão preparados são muito frageis.. Se tiver leite e tempo só leite materno se não de nan ate os seis meses, so então poderar introduzir massas.. Bebes que não estiverem no regime exclusivo de leite materno aos quatro meses, podem começar a tomar sucos de frutas e comer papinha de legumes… Espero ter ajudado

    Responder

  19. Ministério da Saúde disse:

    Olá blogueiro,

    Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!

    Quando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.

    O leite materno é o único alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.

    A amamentação pode durar até os dois anos ou mais.

    Caso se interesse na divulgação de materiais e informações sobre esse tema, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Obrigado pela colaboração!

    Ministério da Saúde

    Responder

  20. jessica suelane disse:

    oi. gostaria de saber se a maizena faz mal?
    eu estou dando para minha filha e ela comecou a obrar verde
    sera que é por causa da maizena?

    Responder

    Marisa Reply:

    se vc ler a caixa da maizena, vai ver q não é indicada para bebes, mandei um e-mail p site da maizena e eles mesmos me disseram isto.

    Responder

  21. Elisangela disse:

    Minha bebe tem dois meses e estou dando leite bebelac da danone e creme de arroz alguem por favor sabe qual a quantidade que devo dar. desde ja obrigado.

    Responder

  22. posso dar o nutribom arroz cereal pro meu bebe de dois meses

    Responder

  23. Anna Souza disse:

    Minha filha tem 4 meses e eu vou precisar voltar a estudar então quero dar mingal de cremogema com leite ninho para ela, gostaria de saber que medidas eu uso de massa, leite e açucar?

    Responder

  24. francielly disse:

    oi meu nome e francielly tenho um bebe de 7 mes e ele nao que mamadeira e meu leite esta secado oq eu posso da para ele ele ta perdendo peso

    Responder

Deixe seu comentário

*