Lançamentos: Hair Brasil

Cabelos! Cabelos! O mundo da beleza não é apenas cabelos, e a Hair Brasil 2008 trouxe todo o “algo a mais” além dos cabelos. Claro que a grande estrela e foco da maioria absoluta dos clientes finais é o cabelo (os das mulheres, tendência para o mais liso e para os homens, para que eles […]

Artigo escrito por Cristiano Ricardo

Cabelos! Cabelos! O mundo da beleza não é apenas cabelos, e a Hair Brasil 2008 trouxe todo o “algo a mais” além dos cabelos. Claro que a grande estrela e foco da maioria absoluta dos clientes finais é o cabelo (os das mulheres, tendência para o mais liso e para os homens, para que eles não sumam!). Os lançamentos deste ano seguem tendências já observadas em outras feiras.

Cristais, a jóia eterna que já encantava, motivo de músicas, filmes, livros e tantas outras posições, já estavam “nas cabeças” e, nesse ano, a Ponto 9 trás a mistura de duas tendências nos produtos cosméticos, o chocolate e o cristal com sua linha “kit Cristal Chocolate”, talvez uma boa opção para quem não deseja ousar em demasia e utilizar-se de dois caminhos já conhecidos dos profissionais e clientes, ou seja, “se não deseja arriscar, não precisa muito explicar”, ponto para a Ponto 9.

Agora pensar em tendências européias fortes, a Veer faz a lição de casa muito bem, com a linha profissional AcquaSkin, que nem precisa muito para dizer que é de hidratação, com apelo visível para a Europa, com ativos suíços, visivelmente premium, sem novidades gritantes. É uma linha de fácil assimilação e com totais condições de sobreviver à guerra das marcas.

Agora, no grande filão dos fios lisos, em muitos dos stands, o liso, dos shampoos anti-resíduo, secadores, shampoos para deixar mais liso, e alisamentos, além é claro, dos recuperadores do fio, posso destacar a Cadiveu e a Aneethun, que conceberam linhas interessantes para o liso que “todos” querem.

Aparentemente está cada vez mais difícil entrar com um produto que tenha um diferencial que se destaque, o receio é de se ter produtos que tentam inovar, sem conhecimento técnico, nesse caso, acredito que as perucas (lisas) terão aumento nas vendas.

Agora, vamos pensar?

Lançar produtos para liso é uma boa idéia?

– Sim, todo mundo quer liso e se prejudica por conta disso.

Então, legal, mesmo que não se inove dentro do liso, ter produtos bem pensados merece louvor, não vou colocar uma lista destes, mas já se sabe que há muita coisa simples e bem feita, mas também há problemas sérios, como excessos nas concentrações de tioglicolato de amônio e carbonato de guanidina, além da pouca informação, o que torna o trabalho dos cabeleireiros praticamente o de mágicos, para no salão, com a cliente na sua frente, deixar o fio belo (e principalmente, liso).

Acredito, realmente, que a empresa que inova é mais aquela que apresenta todas as informações, principalmente sobre as incompatibilidades entre os produtos, afinal de contas, basta conhecer um pouco mais sobre bioquímica, fisiologia, química e histologia para saber que não é possível desenvolver um produto que faça absolutamente tudo, que sirva para tudo e que dê bons resultados em qualquer ocasião.

O maior objetivo, ao se desenhar um novo produto, é saber qual é o novo equilíbrio que se objetiva e reconhecer qual é a origem para se ter um ponto final. Acho que já falei essa frase, se não aqui, certamente em outro lugar, mas enfim, falarei novamente, como diria a minha amiga Lígia : “Não se sabe onde vai chegar, se não se sabe de onde veio”, essa máxima é totalmente real para se desenvolver um produto cosmético, seja para deixar a pele mais jovem, como para deixar os “caracóis dos seus cabelos” mais lisos.

Cristiano Ricardopor Cristiano Ricardo
Colunista do Portal Estética Brasil
Farmacêutico – Bioquímico
Entrar em contato

1 Comentário para 'Lançamentos: Hair Brasil':
  1. sebastiaõ santos says:

    senhor cristiano ricardo como e quimico deve conheser alguma quimica que posa tirar cabelos idesejaveis sou nadador e tenho poblemas com esa cabeleira terrivel são na costa peito e barriga alhias sou quase macaco e naõ sou felis tenho vegonha de tirar a camisa en lugares não desenvolvo minha natasão mas tenho medo de dor quero um produto que não doa e que va eliminando aos poucos com as aplicãção desenvolva ese produto na minha sidade eu sou o primeiro a colocar uma loja do produto

    Responder

Deixe seu comentário

*