Higienização: Envelhecendo com uma pele mais saudável

Higienização: Envelhecendo com uma pele mais saudável

Novidades em medicamentos, alta tecnologia em equipamentos e o talento dos profissionais estão conseguindo derrotar o mais implacável dos inimigos das mulheres e homens: o tempo. A mulher começa a se preocupar mais com os sinais de envelhecimento quando chega aos 40 anos. O rosto, o colo e as mãos apresentam manchas e rugas. É […]

Artigo escrito por Leonor Alves

Higienização: Envelhecendo com uma pele mais saudável

Novidades em medicamentos, alta tecnologia em equipamentos e o talento dos profissionais estão conseguindo derrotar o mais implacável dos inimigos das mulheres e homens: o tempo.

A mulher começa a se preocupar mais com os sinais de envelhecimento quando chega aos 40 anos. O rosto, o colo e as mãos apresentam manchas e rugas. É a partir desta idade que elas começam também a freqüentar com mais assiduidade as clínicas de estética e dermatologia a procura de novas técnicas que retardem a necessidade de uma cirurgia plástica.

Sabemos que técnicas como Botox ou Dysport, cirurgia plástica, entre outros procedimentos médicos, possuem um custo alto além de serem incômodos, onde nem todos os pacientes tem condições financeiras de arcar com o custo.

Muitos profissionais da área de estética estão sendo procurados. Existem procedimentos não invasivos, de tratamento em longo prazo e que tem trazido grande satisfação, porém nenhum milagre é feito se o cliente não fizer a manutenção em casa corretamente conforme instruções do profissional da área. Hoje temos uma grande quantidade de técnicas de procedimentos na estética que podem ajudar.

O importante não é ficar jovem e sim envelhecer com uma pele mais bonita e saudável. Para tanto, alguns tratamentos podem ser aplicados como: limpeza de pele convencional ou através de um peeling ultrasônico, onde ambos darão o mesmo efeito à pele, porém o peeling ultrasônico reduz o tempo de uma limpeza convencional eliminando processos dolorosos da extração de comedões e prepara a pele para um tratamento específico. Mas, o efeito de ambos é o mesmo. A diferença é no custo.

O cliente não deve simplesmente ir de encontro a um tratamento sem antes tentar entender o porquê do tratamento. Para isso vamos tentar esclarecer procedimentos convencionais que são feitos e a forma como ele beneficia a sua pele.

1) Anamnese: Trata-se de uma análise da sua pele que deve ser registrada num formulário onde o profissional terá acessos importantes da sua saúde. São perguntas clínicas de primordial importância que vão guiar o profissional ao seu tratamento, o que deve ser usado ou não durante o procedimento. Se o profissional não faz uma anamnese, fuja dele.

2) Porque higienizar a pele? Porque esse procedimento prepara a pele para receber o tratamento de que ela necessita. Uma pele impregnada de sujeira só trará resultados negativos. E como é que se higieniza? Convencionalmente:

a) demaquilar se maquiagem existir na face;

b) Aplicar Leite ou Loção de limpeza para retirada das impurezas;

c) Aplicar loção anti-séptica;

d) usar peeling na retirada parcial e bem leve da *camada córnea, parte descamante. Os abrasivos devem ser usados de acordo com a resistência, textura e espessura da pele. São cremes à base de grânulos;

e) Em caso de pele oleosa, sempre desincrustar com aparelho (corrente galvânica), observando a polaridade do produto ou saponificar manualmente. Por que desincrustar? Para retirar o excesso da oleosidade da pele. Hoje em dia temos alguns produtos como o Lauril Sulfato de Sódio que realiza essa função;

f) Após os 5 minutos de desincruste, lavar com água e compressa esterilizada, toda a face. Assim ela estará pronta para o próximo tratamento. Podendo ser uma extração de comedões, clareamento, hidratação ou lifting.

Extração de comedões: Visa numa limpeza mais profunda da pele extraindo cravos, espinhas utilizando emolientes com máscara térmica ou vapor de ozônio.

E o que é o vapor de ozônio? Os emolientes amolecem os comedões (cravos e espinhas) e o vapor de ozônio realiza o procedimento de dilatar a capa córnea ou a camada da célula morta, preparando a mesma, para receber tratamento. Este aparelho consiste em um aquecedor de água produzindo vapor, e em um gerador de alta freqüência que provoca sua ozonização. Quando o vapor fica ozonizado, há uma fragmentação das gotículas de vapor que ficam muito menores e por isso conseguem penetrar mais profundamente na pele, umedecendo-a com maior eficiência. O ozônio é bactericida e germicida e por isso a pele é preparada para tratamentos com o vapor ozonizado e recebe ação desinfectante. O efeito deste vapor produz aumento na circulação cutânea, cujas conseqüências são, por um lado, uma nutrição muito perfeita dos tecidos e, por outro, uma forte eliminação das toxinas.

Na próxima edição falaremos um pouco sobre o clareamento e seus princípios ativos. Aguardem!

*Camada Córnea = Células mortas

Colunista - Leonor Alvespor Leonor Alves
Esteticista e Colunista do Portal Estética Brasil
Entrar em contato
também escreve pelo blog: www.sociedade-da-estetica.blogspot.com

4 Comentários para 'Higienização: Envelhecendo com uma pele mais saudável':
  1. maria amalia disse:

    olá , sou estudante de tecno em estetica e estou com uma dúvida a respeito do desencrust?
    a esteticista vai fazer um desencrust numa pele oleosa,o produto pede uma polaridade vc utiliza a polaridade e retira a oleosidade atravez da saponização ,depois vc pode utilizar a agua na outra polaridade para retirar o sebo? ….ou utilizo de novo o produto em outra polaridade? e pq? obrigada pela sua atençao estou lhe aguardando

    Responder

  2. Elizete disse:

    Excelentes dicas e receitas. Parabéns. Obrigada.

    Responder

  3. Maria de Fatima Capelas Monteiro disse:

    Tenho problema de cisto de ovario. Tomava o diane 35 ha 10 anos. Fui no ginicolgista ele fez um ultrasom vaginal e parecia que eu nao tinha mais cisto de ovario. Entao ele me andou parar de tomar o diane dois meses janeiro e feveiro. Ele tambem me pediu uns exames de hormonio. Fiquei janeiro e feveiro sem tomar o diane meu rosto ficou cheio de espinhas. Aminha menstruaçao ficou muito atraçada. Voltei nele em março ele fez ultrasom vaginal e viu os exames de hormonio e continou com cisto de ovario. O medico me deu dois remedios para descer a menstruaço. Comei a tomar quando chegou no quinto dia da cartela começeia menstruar. Liguei para o medico mandou parar e começei a tomar o diane 35. Mais o meu rosto continua com acne. O que eu deve fazer para acalmar a acne. Estava pensando em ir no dermatolgista. Ja fui na Esteticista mais nao adiantou nada. Sera que existe algum tratamento caseiro para secar acne. Ou devo ir no dermatologista ou tomando o diane 35 vai melhorando o rosto.
    Abraços
    Maria de Fatima

    Responder

  4. Edna disse:

    Olá!

    Ultimamente percebi que minha pele está ficando mais escura…e o estralho é que praticamente não fico exposta ao sol. Trabalho o dia inteiro em um escritório, luz fria e computador, mas não somente eu, mas muitas pessoas dizem que estou mais escura. Minha cor é morena. O que poderia ser? Tenho 38 anos.

    Responder

Deixe seu comentário

*