Escovas Progressivas – Comparação de vários cosméticos no mercado

Na década de 80 a grande moda capilar e por não dizer que o grande sucesso, eram os cabelos cheios e encaracolados. Em um país como o nosso onde a maioria das mulheres possuem cabelos ondulados, a procura por métodos como permanente era algo inevitável bem como visto de certo ponto de vista elegante e […]
Na década de 80 a grande moda capilar e por não dizer que o grande sucesso, eram os cabelos cheios e encaracolados. Em um país como o nosso onde a maioria das mulheres possuem cabelos ondulados, a procura por métodos como permanente era algo inevitável bem como visto de certo ponto de vista elegante e refinado.
Desde o fim dos anos 90 e principalmente de 2002 para cá, tudo muda como sempre ocorre em moda e tendências e hoje vivemos a era dos cabelos lisos e quanto mais lisos, mais desejados.
Em torno do ano de 2000, surgiram as tão famosas escovas definitivas que modificavam radicalmente a estrutura capilar, rompendo a ligações de cistina e cisteína e assim construindo um novo cabelo, agora liso ao extremo.
Muitas amaram esse novo visual enquanto outras o achavam muito artificial pelo fato de deixarem as pontas com “cara de cabelo alisado”.
Bem, a definitiva com preços altíssimos e destinados apenas para as mais privilegiadas financeiramente, tornou-se a grande inovação da cosmética capilar. Mas como tudo tem suas restrições, começou-se a ver que para cabelo afros já não tinham tantas vantagens assim, uma vez que a raiz capilar ao crescer, trazia um aspecto extremamente artificial e que iriam levar a retoque mensais, inviabilizando o custo. Como o mercado de bussines não pode parar, veio então a definitiva para cabelos loiros, uma real catástrofe, pois esses cabelos que já sofrem altas modificações estruturais devido aos processos de descolorações, não agüentava mais um tão agressivo como a definitiva e tão logo percebeu – e com isso, ninguém mais falava no assunto.
Pensando nessa “brecha” de mercado, isto é, o da loira, veio a tão sonhada e desejada progressiva à base de formol. Sabe-se que o formol não modifica a estrutura capilar, mas sim apenas forma um filme na camada externa do fio, o conservando por certo tempo, no formato o qual foi processado pelo tratamento térmico. Isso seria a 7º Maravilha do Mundo, se não fosse tóxico e altamente alergênico e usado de forma indiscriminada por profissionais cabeleireiros e curiosos, fazendo com que através de queixas, houve intervenção severa da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) o que barrou radicalmente o uso do formol para processos de alisamentos capilares de modo progressivo.
O mercado da cosmética teve que suprir esse nicho que ficou e surgem progressivas de todos os lados e com os mais diversos e criativos nomes possíveis (chocolate, francesa, escocesa, italiana, melancia, fruta, mel) e a criatividade não tem mais fim. Essas formulações na sua grande maioria trazem princípios ativos como o ácido tioglicólico ou tioglicolato e em outros a guanidina. Esses produtos contrariamente ao formol que não penetra na medula capilar, modificam a estrutura do fio e isso nos faz lembrar o tão conhecido alisante e relaxante capilar.
Ora, então não é escova progressiva e sim alisante, mas agora trazendo um novo “nome” de progressiva, pois esta é tendência de mercado. Mentira ou jogo de marketing? Julguem como achem correto…
Mas temos que nos apegar aos detalhes importantíssimos, recordando as mesmas precauções do alisante/relaxante, isto é, NÃO PODEM SER USADOS EM LOIRAS OU EM CABELO DESCOLORIDOS e terem um tempo de pausa de pelo menos dois meses antes ou após qualquer processo químico.
Isso infelizmente não é divulgado e muito menos levado em consideração, pois quando estes cabelos começam a ficar partidos e fracos, mais uma vez a indústria cosmética vem “colaborar” com cremes ultra mega modernos e caríssimos para reconstrução capilar.
Concluímos então que:
- definitivas são boas para cabelos não tingidos, não descoloridos e depende do poder aquisitivo para cabelo étnico;
- progressivas à base de guanidina e ácido tioglicólico, ótimas para cabelos não loiros e que respeitem o tempo de pausa de processo químico, digo, dois meses antes ou após;
- para loiras ainda temos poucas opções de mercado no que diz respeito às progressivas, o que recomendamos são as escovas de brilho, que possuem ceras de alta qualidade e óleos que darão a esses cabelos, brilho intenso bem como “peso”.
Mediante este fato apresentado, que vivam os cabelos lisos e bem tratados, por métodos corretos e agora com conhecimentos técnicos.
por Jamile Mansour
Farmacêutica – Bioquímica
Colunista do Portal Estética Brasil
Entrar em contato
Pois bem, vamos lá. Existe uma diferença entre escovas progressiva e definitiva.
A progressiva é uma escova que progressivamente o cabelo volta a sua forma original das pontas até a raiz.
Já a definitiva, é definitiva não volta mais onde foi alisado vai ficar alisado, só vai enrolar o cabelo na raiz quando começa a crescer, os produtos usados são Tioglicolato de amônia, guanidina, sódio, lítio, todos estes são incompatíveis uns com os outros, quando feito com um, não pode aplicar o outro encima, deve ser um trabalho feito por profissional, e não em casa.
Responder
ola td bem?gostaria de saber,meu cabelo tem hena faz 1ano q nao passo mais eu poderia fazer uma definitiva?qual tipo de alisamento eu poderia esta fazendo?meu cabelo esta caindo muito faço sempre hidratacão 1vez por mes o meu cabelereiro disse q esta na epoca de troca é verdade?isso existe ^meu cabelo é muito volumoso quero muito alisa meu cabelo de verdade.obrigada
Responder
Viviane Reply:
August 3rd, 2010 at 1:31:09
Se eu fosse vc eu não acreditava muito nessa conversa de troca de cabelo ñ, se seu cabelo ta caindo não faça definitiva pois não irá aguenta enquanto a hene ñ seria problema se já faz 1 ano, a hidratação faça pelo menos 1 vez a cada 15 dia no salão uma profunda, e continue em casa também não pare quando seus cabelos estiverem preparados ai sim vc poderá fazer uma definitiva faça num profissional de confiança.
Espero ter ajudado.
Responder
Olá tem 8 dias que fiz relaxamento e meu cabelo ficou elastico, danificado, e com as pontas quebradiçios e caindo bastante me digam o que posso tar usando para melhorarem porque eu quero fazer prograssiva depois de quanto tempo eu posso tar fazendo . eu so fiz o relaxamento porque a cabeleireira disse que precissava porque a raiz estava muito cacheada, e agora eu posso fazer a progressiva o produto e o ZENE PROGRESS por favor me respondam xau
Responder
Viviane Reply:
August 3rd, 2010 at 1:44:30
Olá.
Pra começar faça muuuita hidratação comece 2x por semana em casa mesmo depois 1x, pegando mecha por mecha e puxando de cima para baixo pelo menos 10x cada mecha, Te indico o restaurador de fios da linha MATRIX ou AMEND é ótimo,faça tambem pelo menos 2x por mês no salão uma profunda. Assim vc estará preparando seu cabelo para uma outra química. A ZENE PROGUESS GRADATIVA , é muito boa ela deixa o cabelo super relaxado e depois de 1 mês após a aplicação vc poderá reaplicar denovo e se vc quiser cabelos lisos poderá aplicar de 3 à 4 meses direto que dará um ótimo resultado. Mas primeiro tem q hidratar se ñ seu cabelo não irá aguentar.
Espero ter ajudado.
Responder
Olá,
eu passei o Hene em meu cabelo tem 2 meses.
e não pretendo passar mais nunca na minha vida, eu posso dar
progressiva em meu cabelo, sendo que ele não venha a cair e nem ficar resecados?
Obrigado espero a resposta!
Responder
TODA ESSA POLEMICA COMECA NA FORMACAO DO FIO PELO GENE trichohyalin, RECENTES ESTUDOS NA AUSTRALIA IDENTIFICARAM O PROBLEMA, ESSE GENE ESTA RELACIONADO A FORMACAO DO FIO E ESTA LOCALIZADO SOBRE A BAINHA QUE ENVOLVE O FIO, NA FORMACAO DO FIO ESSE GENE EMITI ALGUMAS FALHAS NA ESTRUTURA DO FIO, BURACOS, E AI QUE ENTRA AS LIGACOES DISSULFORETO A QUERATINA DO CABELO E COMPOSTA POR VARIOS AMINOACIDOS CERCA DE 18 UM DELES SE DESTACA NESSE PROCESSO QUE E A CISTEINA, PARA COMPENSAR A FALHA OCORRE A DIMERIZACAO DA CISTEINA, FORMANDO UM DIPEPTIDO QUE CONTEM UMA LIGACAO ENTRE DOIS ATOMOS DE ENXOFRE chamada LIGACAO DISSULFORETO,
A ligação dissulfureto estabiliza o enrolamento proteico de diversas formas:
1.Mantêm porções da proteína juntas, tornando-a mais estável se enrolada de forma correcta,
2.A ligação pode fazer parte de um núcleo hidrofóbico da proteína, isto é, resíduos hidrofóbicos poder-se-ão concentrar na zona da ligação interagindo através de interacções hidrofóbicas.
Como resultado destes efeitos, uma ligação dissulfureto aumenta efectivamente a concentração local de resíduos de aminoácidos e diminui a quantidade de moléculas de água nessa zona. Como as moléculas de água podem destruir ligações de hidrogénio, desestabilizando estruturas secundárias, a ligação dissulfureto ajuda também na estabilização deste nível de estrutura proteica.
A estrutura de uma ligação dissulfureto pode ser descrita pelo seu ângulo diedral entre os átomos Cβ − Sγ − Sγ − Cβ, e é normalmente próximo de 90º, Formando assim os cachos.
Ate entao o alisamento mais eficaz e o thioglicolato ou hetalonamina, pois trabalha desligando temporariamente as pontes dissulforeto e religando de maneira permanente atraves do peroxido de hidrogenio, acao quimica+termomecanica(escova japonesa ou definitiva).
Hj o mercado de cosmeticos estao evoluindo consideravelmente apartir desses estudos nao existe apenas escovas de formol, temos agora a cisteina que e o proprio aminoacido responsavel na formacao da estrutura capilar ele interagi com as pontes dissulforeto nem alguns casos ate de maneira permanente sem agrecoes repondo enxofre e cisteina na fibra capilar, resultado cabelos tratados, lisos, saldaveis, macios e com um brilho de matar suas amigas de inveja, conheci um produto recentemente, a escova Slash da WF Cosmeticos qd me passarao oq era nao coloquei muita fez mas qd testei, a modelo ao qual escolhi me agradece ate hj onde o cabelo estava danificado por guanidina teve uma reconstrucao e voltou quase a cor natural, pois devido ao excesso de quimica o cabelo estava desbotado, e na raiz virgem ouve um alizamento surprendedor, e o mais importante nao arde os olhos nao precisa de mascara e um tratamento, Escava de tratamento SLASH WF COSMETICOS, eu aprovei e gostei.
Responder
acho muito interessante esse tipo de informações, são muitas vezes alguns pequenos comentarios que enrriquecem a nossa profisão.ler para aprernder nunca é d+. QUEM ENSINA NUNCA DIVIDE, SEMPRE MULTIPLICA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Responder