Como proceder em caso de queimaduras por água-viva

Como proceder em caso de queimaduras por água-viva

No final do ano de 2007 e no início desse ano temos visto algumas reportagens na televisão alertando os banhistas, principalmente das praias do Norte e Nordeste do Brasil, quanto ao aumento da população de águas-viva, cnidários venenosos que provocam queimaduras ao entrar em contato com a pele humana. Pensando nisso o Portal Estética Brasil […]

Artigo escrito por Estética Brasil

No final do ano de 2007 e no início desse ano temos visto algumas reportagens na televisão alertando os banhistas, principalmente das praias do Norte e Nordeste do Brasil, quanto ao aumento da população de águas-viva, cnidários venenosos que provocam queimaduras ao entrar em contato com a pele humana.

Águas-vivas

Pensando nisso o Portal Estética Brasil preparou algumas dicas de especialistas para você que vai aproveitar o mar nesse final de férias, no carnaval ou numa temporada futura. Não queremos que você se queime, mas caso aconteça, esteja alerta!

Segundo a especialista Alessandra Pinheiros dos Passos, a vítima ao ser queimada deve evitar ao máximo tocar no local, evitando se queimar também nas mãos e até mesmo no rosto. A ferida deve ser lavada com a própria água do mar ou se possível com soro fisiológico gelado, já que a água doce ativa o veneno. Não deve-se passar nenhum tipo de pomada, vinagre, urina (existem casos de pessoas que usam urina, vocês acreditam?), pasta de dente, ou qualquer outra substância. Portando opte pela água salgada ou pelo soro fisiológico. A queimadura poderá provocar um prurido, mas nunca coce ou esfregue no local. Se ficou algum pedaço do animal grudado na pele, retire usando algum artefato, como uma pinça. Após todos esses procedimentos procure um posto de saúde mais próximo e siga as orientações.

Em casos extremos, no qual o veneno provoca alergias mais sérias, poderá ocorrer a formação de bolhas (que já considera-se queimadura de segundo grau), portanto é importante ir à um posto médico imediatamente. Em geral as queimaduras são superficiais, de primeiro grau.

“Normalmente, a dor causada pela ferida não passa de um dia” – completa Alessandra. Mas ela alerta que em caso de infecções será necessário o uso de antibióticos. Deixando mais uma dica para os banhistas ela aconselha que não seja feita a exposição ao Sol depois da queimadura, podendo a pele ficar manchada.

8 Comentários para 'Como proceder em caso de queimaduras por água-viva':
  1. ivo m m alves disse:

    aki em guarapari minha mãe e meus sobrinhos hoje 02-08-08 foram queimados por agua viva!

    Responder

  2. max reich disse:

    como proceder en caso de contato com agua vivas.
    seu artigo indica evitar o uso de vinagre nas queimaduras.
    No norte de Australia as praias em zona tropical tem garrafas de vinagre colocadas por as responsables prefeituras exactamente para aliviar as queimaduras.,
    A parte da praia habilitada para natacao,esta protegida por redes.

    Responder

  3. Daniela disse:

    Uma atendente farmaceutica me aconselhou a usar uma pomada para alergia(Queimaduras) Devo Usar ? Ja estou com bolhas e coçeiras a 2 dias .

    Responder

  4. larissa disse:

    eu fui queimada por agua viva e nao sei o q fazer
    mas o medico sabe e estou melhor

    Responder

  5. Targô Ines disse:

    Li e amei a sua orientação.

    nota 10

    bjs

    Responder

  6. Michael disse:

    Como pode ser tão contra o uso de vinagre? Pratico mergulho há muitos anos e o tratamento padrão é o uso de vinagre branco e tem demonstrado resultados, tanto que eu e muitos amigos costumamos levar um pequeno frasco deste líquido. Recentemente este tratamente tem sido um pouco questionado mas até agora não tem sido proibido nem substituido por algo melhor.

    Responder

  7. simone disse:

    Meu filho foi queimado e passou mal, ele vomitou muito e ficou com falta de ar e dores na coluna passei vingre e agua gelada pois ficou muita gente em cima dele como devo agir nesses casos?

    Responder

    Estética Brasil Reply:

    Vá a um médico, pois parece ter sido uma queimadura mais grave.

    Responder

  8. Luana disse:

    A minha queimadura foi de leve mas criaram bolhas tomei antibioticos indicados e passei uma pomada pra alergia mas as bolhas foram estouradas e a mancha na minha pele começou a descascar nao sei o que fazer estou com medo de e qufique por muito rempo

    Responder

Deixe seu comentário

*