Clareamento Facial

Clareamento Facial

Quando promover um clareamento facial? Somente após anamnese, o profissional da área pode determinar um clareamento. Pois sabemos que a pele pode apresentar irregularidades ou doenças “em nível da pele ou em relevo”. Estas irregularidades, que nós usamos o termo técnico de eflorescências, podem ser primárias ou secundárias. Já máculas ou manchas estão em caso […]

Artigo escrito por Leonor Alves

Quando promover um clareamento facial? Somente após anamnese, o profissional da área pode determinar um clareamento. Pois sabemos que a pele pode apresentar irregularidades ou doenças “em nível da pele ou em relevo”. Estas irregularidades, que nós usamos o termo técnico de eflorescências, podem ser primárias ou secundárias. Já máculas ou manchas estão em caso secundário das eflorescências, podendo ser causados por problemas com circulação sanguínea ou com distúrbios no processo da formação da melanina.

Geralmente, em uma cabine de estética, clientes procuram recurso de clareamento para os melasmas (são manchas normalmente em vespertílio – formato de V – testa, faces, regiões orbiculares). Sua coloração pode variar do marrom amarelado para o marrom escuro. Entram também nessa busca, clareamento para cicatriz de acne, máculas senis…enfim, existem vários recursos, mas nem todas as eflorescências da pele devem ser tratadas com o clareamento em cabine. Por isso, é importante a anamnese, pois, existem eflorescências como Lupus Vulgaris (Tuberculose da pele), melanoma maligno (câncer de pele), entre outros, que devem ser tratados por um médico dermatologista.

O procedimento de um clareamento facial é realizado logo após a higienização da pele. Sob o recurso de uma esfoliação / peeling, onde removemos a camada córnea com ativos esfoliantes podendo ser: ácido glicólico ou o retinóico. Prosseguimos para o clareamento. Atualmente, existem combinações de vários ativos para tal procedimento, mais é importante saber que esses serão usados de acordo com a tolerância da pele. Geralmente usa-se argila branca para o clareamento como máscara porque possui propriedades cicatrizante, absorvente de oleosidade e clareadora. No processo de clareamento, usamos a eletroterapia como um recurso mais eficaz, que é a ionização com produto a base de ácido kojico, fazendo com que naquela região trabalhada o produto penetre com mais eficácia dando um efeito esperado que é o clareamento da mancha. O clareamento não ocorre numa sessão somente.

Quem pode fazer clareamento da pele? É recomendado para homens e mulheres a partir dos 18 anos. Quando identificado a necessidade, exceto em caso de melanomas, Lupos ou eflorescências causadas por problemas circulatórios.

Algumas pessoas usam produtos a base de hidroquinona que visa atuar inibindo a atividade da tirosinase e apresenta citoxidade aos melanóscitos. Cuidado! Esse é um ativo muito forte e deve ser recomendado por um profissional, apesar de algumas empresas comercializá-lo.

O que previne o aparecimento de manchas é usar regularmente filtro solar. Não deixe de usar.

Colunista - Leonor Alvespor Leonor Alves
Esteticista e Colunista do Portal Estética Brasil
Entrar em contato
também escreve pelo blog: www.sociedade-da-estetica.blogspot.com

22 Comentários para 'Clareamento Facial':
  1. Parabéns! Este Blog é um site completo! Quando montei meu blog, pretendia falar de beleza e estética também, mas meu embasamento teórico para o assunto é pequeno então abortei a idéia. Gostaria de comentar este Blog no meu e encaminhar as pessoas que lá estiverem para este aqui que é muito bom e fala de tudo! Se eu tiver permissão, é claro! Até mais, sempre passo por aqui! :D

    Responder

  2. Olá Jaqueline!

    Agradecemos o elogio. Pode encaminhar sim. Inclusive, se você quiser colaborar com nosso site, seria um prazer. Procuramos estar lado a lado com o visitante sempre, por isso estamos sempre abertos para comentários e contatos.

    Agradecemos as visitas.

    Sobre a colaboração, se desejar, entre em contato conosco pelo email contato@esteticabr.com ou pelo formulário de contato, em http://www.esteticabr.com/contato .

    Sucesso!

    Responder

  3. Franciele disse:

    Olá,
    Adorei o Blog, cheio de informações para ajudar as mulheres no dia -a -dia. Gostaria de saber e que acrescentasse aqui, sobre, como faço para clarear olheiras?

    Obrigada
    Sucesso para todos

    Responder

    ANA RAQUEL Reply:

    Olá Fran, td bem?
    Eu sou da R&D Cosmetics e estmos trazendo de Israel para o Brasil um produto chamado SkinPatch.
    Ele além de previnir rugas, pés de galinha, ainda tira olheiras. Acesse o site http://www.skinpatch.com.br e veja mais a respeito do produto.
    Maiores informações, entre contato conosco pelo fone 19-3249.0101 ou e-mail contato@skinpatch.com.br

    Atenciosamente,
    Ana Raquel.

    Responder

  4. marquinhos disse:

    olá eu estou com pocas acmes no rosto mas porem com várias manchas
    como eu posso tirar minhas manchas
    me indique algum produto pra mim?

    e de acme tambem

    abraços

    Responder

    Estética Brasil Reply:

    Marquinhos,

    consulte um dermatologista e ele vai te ajudar a combater a acne e também as manchas provocadas por ela. Existem vários recursos que podem te ajudar a ter uma pele mais bonita e saudável!
    Boa sorte!
    Continue visitando o Estética Brasil!

    Responder

    francisca Reply:

    gotaria de saber, como faço para melhora a minha aparencia
    tenho 52 anos, e gostaria ter uma pele mais bonita e jovem.

    Responder

  5. Olá Franciele,

    que bom que vc gostou do site… em breve estaremos publicando um post sobre olheiras, espero que te ajude.
    A sua participação é muito importante para nós!
    Obrigado!

    Responder

  6. VIVIANNE disse:

    realmente esse site está de parebens por que é super completo..estou estudando estetica e gostaria de saber como faço para postar meu blog aki?

    Responder

    Estética Brasil Reply:

    Viviane, nos envie o link de seu blog que colocaremos aqui no site! Se você quiser participar, escrevendo artigos fique a vontade! Envie-nos um e-mail para contato@esteticabr.com. Agradecemos sua visita!

    Responder

  7. rosineide disse:

    há alguns dias descubri que tenho lúpus, estou muito chateada pois não há cura, estou ficando deprimida, quase não saio de casa, pois parece que todos me olha com rejeição. não encontro nada para clarear as manchas causadas por essa doença. me ajudem. Já procurei dermatologista e até agora ela não me deu uma formula que melhora-se a aparencia das manchas. e estou entrando em depressão pois deixei de ir trabalhar por conta das malditas perguntas . o que é isso no seu rosto nossa. esta frase me coloca cada vez mais pra baixo. me ajudemmm.

    Responder

  8. shirlei disse:

    Gostei muito! tenho lupus e umas manchinhas, pensei em fazer um peeling, vejo q é melhor deixar quieto por enquanto. Mas valeu pelas informações!

    Responder

  9. tamiris disse:

    Olá,gostaria de saber como se faz mácaras de clareamentos caseiras,também tenho olheiras e gostaria de clarealas.
    Obrigada.

    Responder

  10. JUCI disse:

    Oi adorei o blog, copiei varias receitas ,tomara que der certo comigo, vou indicar para varias amigas carentes de um site informativo como este,tenho um cabelo ressecadissimo e uma pele super oleosa, vou tentar resolver essa parada agora ,não sei de quém foi a mente brilhante que resolveu dá essa ajuda pra mulherada , merece todos aplausos do mundo a comunidade feminina agradeçe Beijos Juciara

    Responder

  11. Susan disse:

    Olá boa tarde ;
    Primeiramente gostaria de parabeniza-los pelo site é maravilhoso !!
    Minha pele é bem oleosa e com acne ja fiz diversos tratamentos e não obtive muito exito gostaria de receber dicar de tratamentos caseiros para minimizar poros dilatados e clarear manchinhas de acne e espinhas . Se puder me ajudar desde já agradeço !
    Bjssss … Parabéns pelo trabalho !

    Responder

  12. Marthinha disse:

    Bom Diaaa..Estética Brasil!….é um prazer enorme poder participar deste site de ajuda….gostei muito do blog…tenho admirado a organização….tá shoow de bola…quero parabenizar a todos vcs…estou sempre por aqui….bjss

    Responder

  13. solange disse:

    adorei seu blog, gostaria que mandase algumas receitas p mim ou indique um tratamento para tirar manchas do rosto.

    Responder

  14. ROSY disse:

    Oi, tenho problema com mancha de acne, já fiz 2 sessões com peeling de cristal, 1 fiz uma sessão com laser para clarear as manchas, pergunto se é normal ficar com queimaduras nas regiões onde foi aplicado o laser? estou preocupada preciso de uma resposta urgente.

    Responder

  15. joselia disse:

    legal essas dicas gostei muito
    valeu

    Responder

  16. Ana Paula disse:

    Olá ! boa tarde ! meu esposo tem há um bom tempo uma machas escuras no rosto em forma de circulo e são bem escuras. gostaria de saber o nome sientifico dessas manchas e qual o fator do surgimento delas e um tipo de tratamento espesifico nesse caso
    por favor nós ajude…
    Obriogado!

    Responder

  17. vivian disse:

    adorei as dicas de clariamento vou faser sim

    Responder

  18. bianca =( disse:

    usei um produto da avon para clarear..e agora parece que apareceram mais umas manchas, isso é normal? se nao for o que eu faço

    Responder

  19. Julia paula disse:

    Estou feliz pois com uso de sabonete de porcelana Mircris minha pele mudou agora me sinto uma nova mulher.
    Queria pele bonita e jovem e consegui.
    recomendo usem vao adorar
    Julia

    Responder

  20. Mirela disse:

    Olá…Adorei o blog,da vontade de de fazer todas as receitas rss.
    Qual a melhor receita para clarear meu rosto,tenho 27 anos,achu q são machas de sol…..
    Obrigada!!

    Responder

  21. Silmara Xavier disse:

    Olá! adoro visitar este site, muito explicativo…
    Gostaria de saber se esse processo de clareamento resolveria o meu caso.
    Tenho muitos vasos dilatados na face, região do nariz, bochechas e queixo, isso me incomoda muito, sou muito branca, evito sol, uso bloqueador solar, mas mesmo assim fico muito vermelha. O que posso fazer para resolver isso?
    Obrigada!

    Responder

  22. Vera Fabiano disse:

    Boa Tarde!
    Sou portadora de Lúpus Eritomatoso Sistêmico e tenho dúvidas quanto a poder fazer o procedimento de peeling de diamante com máscara de ouro; gostaria de orientação.
    Agradeço antecipadamente.

    Responder

Deixe seu comentário

*