Cabelos: dicas para uma chapinha saudável

Mesmo com uma infinidade de opções existentes no mercado para alisar os cabelos, a chapinha está entre as preferidas das mulheres quando o assunto é deixar os cachinhos de lado. Conhecida no meio acadêmico pelo nome de prancha alisadora, a chapinha consegue realizar um sonho antigo de muitas mulheres, que é o de deixar os […]

Artigo escrito por Estética Brasil

Chapinha

Mesmo com uma infinidade de opções existentes no mercado para alisar os cabelos, a chapinha está entre as preferidas das mulheres quando o assunto é deixar os cachinhos de lado. Conhecida no meio acadêmico pelo nome de prancha alisadora, a chapinha consegue realizar um sonho antigo de muitas mulheres, que é o de deixar os cabelos lisos em um curto (ou nem tão curto assim) espaço de tempo.

Antes de mais nada é preciso conhecer o efeito biológico que a chapinha exerce em nossos cabelos: com o aquecimento dos fios, as pontes de enxofre (presentes em maior número nas mulheres de cabelo encaracolado) sofrem uma quebra temporária, permitindo que os cabelos fiquem mais maleáveis.

Cuidado! Existe um intervalo de temperatura no qual os cabelos passam de ‘domados’ para ‘queimados’, favorecendo o surgimento de pontas duplas e danificando as escamas de queratina, por isso sempre prefira chapinhas de cerâmica ou de porcelana, pois as de ferro esquentam sem limite. Evite fazer intervalos ao estar passando a prancha, diminuindo o risco de queimar os cabelos.

Facilite a chapinha com produtos de marcas que você confia. Utilize os termolábeis, que auxiliam no processo de alisamento e protegem os fios contra os efeitos maléficos do aquecimento e opte pelo ‘leave-in’ para finalizar.

Outra dica muito importante é a hidratação contínua dos cabelos, com tratamentos à base de queratina, que em casos mais sérios podem ser utilizados semanalmente. Para os cabelos que já estão danificados, recomenda-se um tratamento intensivo para a hidratação das hastes dos fios e para a restauração das escamas de queratina.

Agora se você pretende gastar uma boa quantia de dinheiro em seus cabelos para mantê-los lisos por um bom tempo, opte por outros tratamentos que não agridem tanto o cabelo, como por exemplo: a escova progressiva (que dura aproximadamente 20 lavagens) e a definitiva (que alisa hidratando os fios).

E lembre-se: não abuse. Seus cabelos também precisam de um descanso, por isso fique sem chapinha por algum tempo. Isso pode reanimá-los naturalmente. Aproveite seus cachos, que não deixam de ser muito charmosos!

50 Comentários para 'Cabelos: dicas para uma chapinha saudável':
  1. simony says:

    gostaria de saber de receitas para crescimento de cabelos,e ate mesmo nome de “xampus” para esse tipo de tratamento,ou remedios,no caso que sejam veridicos,e funcionem.

    Responder

    ´Ranize Paiva Reply:

    para o crescimentos de cabelos
    é bom o shampoo 12 Ervas.

    Responder

  2. Simony,

    agradecemos a participação. Está anotado aqui sua reinvidicação, em breve iremos publicar algo relacionado! Fique ligada!

    Responder

  3. isis loreno ferreira da silva says:

    puxa……

    uso chapinha direto nem consigo mais ficar sem…..
    mais meus cabelos já estão ficando com muitas pontas duplas…..

    o que eu faço???

    há amei o site muito legal……

    Responder

    Estética Brasil Reply:

    Isis,

    já que você não consegue ficar sem chapinha tente hidratar o seu cabelo ao máximo, use bons produtos e lembre-se do corte que é um aliado.
    Atualmente existem algumas técnicas que hidratação profunda e reconstrução capilar das quais você pode se beneficiar. Em breve estaremos postando sobre esses tratamentos. Fique de olho no site.
    Agradecemos a sua visita!

    Responder

    jeaniffer Reply:

    faça mas hidrataçao com cremes,por uma semanas ai ve oq aconteçe

    Responder

  4. Débora says:

    Gostaria de saber um tratamento para recuperação dos fios que com o tempo de muito uso de chapinha esta sem vida e ressecado

    Responder

  5. neyddy says:

    Olá meu neyddy, eu tenho cabelos q quando molhados são cacheados e quando secos e desembaraçados são liso, não liso lissinho, mas ondulado, então,gostaria de saber porque meu cabelo fica com muito volume quando uso chapinha nele??

    Responder

  6. pink says:

    Eu gostaria de saber nomes de produtos e quais se usam para fazer a chapinha constantemente ,mas sem danificar o cabelo…me respondam por favor,mas com nomes específicos!! aguardo respostas!!

    Responder

    REBECA Reply:

    minha filha ta escrito no texto ficou com preguiça de ler …. ava

    Responder

  7. Cristine de Paula says:

    Meus cabelos não são nem crespe e nem liso, tenho muita dificuldade em deixa-los retos sem secador e estou disposta a comprar chapinha para passa-la toda vez que lavo e pra complicar meu cabelo não se deu bem com queratina, isto é, estou usando uma linha de xampo da AVORA sem sal para ver se fica melhor, faço hidratação as vezes, não tenho tintura no cabelo, mesmo assis fico com ele ressecado e aramado, tenho uma grande qde de cabelo e bastante volumoso…..preciso de uma dica de xampoo bom e que deixe meu cabelo mais baixo apos lavagem, sem passar muito secador depois do banho….
    Um abraço e obrigada pela atenção.
    Adorei seu site.

    Responder

  8. Érika says:

    Boa tarde,

    Li as informações do texto e amei! Obrigada mesmo pela ajuda. Mas preciso de um pouquinho mais. Eu faço progressiva no meu cabelo, ele estava danificado antes da primeira aplicação que fiz em meados de junho/2008 agora melhorou bastante, faço bastante hidratação… enfim, estou cuidando mesmo! Maas o que acontece é o seguinte, sei que com o tempo o dano da progressiva e da chapinha vão aparecer e gostaria mesmo de retardar isto a começar pela escolha de uma boa chapinha. Entao, qual a melhor chapinha? A de turmalina, cerâmica ou iôns? Ou todas? São tantas e com tantas vantagens que eu fico sem saber qual delas escolher. Sei que essa escolha também envolve valores bem altos, mas poderiam me explicar de forma sucinta e prática e em ordem de importancia qual o melhor pra mim? Vale ressaltar que meu cabelo eh crespo {não “duro”, crespo mesmo com aqueles cachinhos pequeninhos sabem?} e fiz minha segunda sessão de progressiva semana passada. Tenho uma chapinha aqui e tem placas de cerâmica, mas ela prende meu cabelo às vezes partindo ele e quero uma melhor que deixe mais maleável o cabelo e nao prejudique tanto, pois meu cabelo é fino e quebra facilmente. Com a hidratação melhorou, mas ainda acontece um pouquinho.

    Obrigada pela atenção. =D

    Adorei o site! Parabéns!

    Responder

    Estética Brasil Reply:

    Érika, todas as chapinhas citadas por você são indicadas no seu caso. Lembre-se de sempre hidratar seus cabelos e não abuse da chapinha! Agradecemos imensamente os elogios. Volte sempre!

    Responder

  9. karen monteiro de campos says:

    todo dia eu passo chapinha mas eu passo so nas pontas e a minha chapinha não é de cerâmica. eu queria saber se isso pode danificar as pontas do meu cabelo ??

    adorei o site !

    Responder

    Estética Brasil Reply:

    Chapinha em excesso não é bom para o cabelo. Procure sempre hidratá-lo e dar um descanso para ele de tempos em tempos.

    Responder

    ´Ranize Paiva Reply:

    sim pode danifica as pontas do cabelo
    ñ só as pontas como o cabelo td
    chapinha de mais ñ pode.
    faça um relachamento uma indiana
    escova definitiva.
    ai sim vc esta linda…
    bjs!!!!
    cabeleireia Ranize
    cidade /valença Do Piaui-PI

    Responder

  10. Giih says:

    Oiie…Olha gostaria de saber qual o nome de algum produto pra que quando eu passar chapinha,nao agredir o cabelo…aaah.Gostaria de saber tbm,pq tem uma menina na minha sala que passa chapinha todos os dias…!O que acaba acontecendo??No cabelo dela tem até uns cabelhinhos esvoaçados em cima no topo da cabeça..!ee é horiivel!!Briigadaaoo..aMeei o sitee otimoo.parabens continuem assim

    Responder

  11. carol ;* says:

    queria saber como mudar o visual do meu cabelo…
    ele e cacheado e loiro.Na raiz ele e liso,no meio fica cheio e no final fica cacheado.Entao meu cabelo fica numa forma de violao ,fino,largo e fino de novo!
    Queria saber o que eu fao pra deixar ele todo cacheado com a raiz lisa no meio cacheado ate o final.se poder me ajudar muito obrigada!

    Responder

  12. caroline says:

    Ola!Meu cabelo e cacheado com a raiz lisa,queria saber uma forma de alisar ele e deixar por alguns dias lisos,porem que,quando ele volte ele fique do mesmo jeito que era antes!

    Obrigada pela atencao!

    Responder

  13. fernnda says:

    tenhu cabelos cacheados antes de da chapinha lavo bem do hidratação em 8 em 8 mas do chapimha nao gosto muito lisão sempre faço uns cachos quero saber se essa forma de chapinha irá prejudicar muito meu cabelo!? bejuss gostei muito de site

    Responder

    Estética Brasil Reply:

    Fernanda, a chapinha, em excesso, prejudica o cabelo. O certo é manter essa hidratação sempre e diminuir na frequência do uso do procedimento.

    Responder

  14. Dayane says:

    keria muito ter uma dica!pq meus cabelo e cacheado e eu viajo em chapinha mais quando faço chapinha no meus cabelos sempre fica muitoo altaah!muitas pessoas falaram pra mim fazer um relaxamento e ai siguir as instruçao relaxei e fiz a chapinha e nada naum deu resultado aii tireii a chapinha e dei uma lavada neli quandomeus cabelos secos fico muito ressecado fiz uma hidrataçao e naum resolveu nada sera que vocespode mim dar uma dica como posso fazer uma chapinha que naum deixa meus cabelosaltos too esperando!!

    Responder

  15. Caroline says:

    Oi ouvi falar de uma hidratação que se chama “Nanoqueratina” eu acho que é esse o nome, e gostaria de saber se esse tipo de hidratação é uma boa indicação, e também quais indicações de hidratação para cabelos ondulados, mas que fiquem desarmados , pq confesso que não tenho muita paciência para ficar fazendo chapinha sempre… O site é ótimo! Continuem assim.

    Responder

  16. barbara says:

    Oiiie…:)
    tenho o cabelo enrolado e com volume….
    mas gosto deli liso…
    queria saber se a progressiva é boa e quais os cuidados que eu deveria tomar com ela?
    obrigado e me ajudem!

    Responder

  17. jakeline says:

    sou morena e há muitos anos faço mechas, e agora fiz uma progressiva e por não ter ficado bom a cabelereira passou um alisante e tirou logo, isto acabou com meu cabelo..o que faço? posso usar babosa…..help

    Responder

  18. mary says:

    não vivo sem ela paso2 horas todos os sabados dando em maus cabelos pois são grandes eles já são lisos mais quanto mais lisos melhor.

    Responder

  19. Bárbara. says:

    Olá… Meu nome é Bárbara.
    Meu cabelo é cacheado, se eu faço chapinha todos os dias meu cabelo pode alisar ?

    Responder

  20. Gabriela mello says:

    Bom! Meu Cabelo é Muito Crespo Seco , Muito volume|Sem Vida Gstaria que vocês me Ajudacem E Me PAssase alguma coisa Pra Ele Ficar Com Menos Volume e Brilhante E Menos seco

    UM ABRAÇO
    SUSESSO NO SITE PRA VOCÊS E POR FAVOR EU PRECISO MUITO SABER DO QUE PRECISO DO MEU CABELO TA BOM

    OBRIGADO

    Responder

  21. susi says:

    tenho cabelos muitos fartos e crespos.
    há uns 6 anos que não tem nenhuma química. gostaria de saber qual a melhor chapinha e quais os produtos que tenho que usar antes e depois da chapinha.
    se puder tbn me indicar a marca ficarei muito grata.
    bjuss

    Responder

  22. emily says:

    Meu cabelo é liso e nas pontas ondolados.
    faço chapinha nele direto porque eu faço hj ai amanha quandu eu vejo ja esta ondolado denovo.e sempre faço Hidratação de 7em 7 dias . poq acontece isso? Mee de umas dicas’ . ?
    quandu seco meu cabelo noto qi ele esta mais danificado’
    preciso de ajuda Urgente ‘

    Responder

  23. Diulia says:

    Olá!! Tenho chapinha q e a comum, gostaria de saber se posso usar queratina liquida antes de usar e se isso nao vai prejudicar meu cabelo. Beijus

    Responder

  24. Violeta says:

    queria saber como fazer escova e chapinha sem perder meus cachos!

    Obrigada!

    Responder

    jaine Reply:

    não dá filhina não faça escova ora,aii que nteligencia vc tem>>>>kkkkkkkkkk

    Responder

  25. juliane says:

    Ola..
    queria saber como se faz para fazer um chapinha perfeita em cabelos curtos..
    e eu só gosto de fazer chapinha quando o cabelo fica bem liso.
    e eu queria saber essas perguntas:

    Fazer chapinha muito tempo e sai até fumaça , e prejudicial para os cabelos?

    E como se faz para deixar o cabelo curto bem liso?

    Essas são as minhas pergunta!
    se poderem me ajudar,eu agradeço!!

    Bjs

    Responder

    joao Reply:

    Não,isso não é prejudicial para os cabelos.
    Mas não pode deixar sai muita fumaça por muito tempo..
    Isso e PREJUDICIAL para os abelos!!

    Responder

  26. Juliane ♥ says:

    Ola..
    eu queria saber como se faz um chapinha de deixar o cabelo lisão mesmo e não ser muito prejudicial para os cabelos!
    As vezes eu faço chjapinha no meu cabelo!!
    meu cabelo é curto não muito curto passando uns 5 centimetros do ombro e queria ssaber como deixar cachiado nas pontas!!
    se poderem me ajudar, eu agradeço!!
    Bjs!!

    Responder

  27. jéssica says:

    olá, adorei o site mas tenho algumas duvidas:
    eu ouví muito falar que nao se deve usar cremes para pentear após lçavar os cabelos quando se vai fazer chapinha, isso é verdade??
    gostaria de saber também com que frequencia eu posso fazer chapinhha no meu cabelo sem danifica-lo??

    Responder

  28. Lauren Fernada says:

    eu tenho cabelos mais ou menos ondulados, e faço chapinha dia e noite ;s
    mais meu cabelo não fica danificado e nem com friz OO’
    é normal ?

    Responder

    jaine Reply:

    é normal então seus cabelos são fortes com vida ,mas o bom não seria vc usar chapinha dia e noite não estraga todo o cabelo para emquanto ´´e tempo por que se não já era meu bem…

    Responder

  29. Rayanne Albuquerque says:

    eu usava bastante chapinha; até pra ir na esquina tinha que passar ela; mais eu parei um pouco, e depois voltei a usar ; mais não igual a antes. Só passo depois que escovo e pronto; mais meu cabelo não ta 100% bom não; eu queria um cabelo volumoso e que crescesse rapido meu cabelo cresce mais demoraa demais; o que eu faço pra ele crescer e ficar mais cheio mais sem parar de fazer Chapinha ?? beeeeeeeeeeeijusmil ;

    Responder

  30. franci says:

    olá! gostaria de saber qual a finalidade da chapinha , além de deixar os fios de cabelos lisinhos, qual o outro beneficio que ela pode nos trazer.

    Responder

  31. viick says:

    usar chapinha 2 vezes por semana faz mal ao cabelo? ou tá em um tempo bom?

    Responder

  32. deborah ruama says:

    gostaria de saber de receitas para crescimento de cabelos,e ate mesmo nome de “xampus” para esse tipo de tratamento,ou remedios,no caso que sejam veridicos,e funcionem.

    Responder

    jaine Reply:

    eu uso ampolas de hormonios se vc quiser usar é muito bom e também trança cresce muito o cabelo é muito bom,se vc quiser faz só na hora de dormir..

    Responder

  33. Joyce says:

    Comprei uma chapinha profissional para uso pessoal
    já aprendi a passar mais quero saber quais tipos de cremes eu posso passar antes da chapinha sem danificar o cabelo.

    Responder

  34. Dani says:

    olá , eu passo a chapinha todo dia no meu cabelo, quando vou a escola e quando saio.
    Gostaria de saber oque devo fazer para ele não quebrar (quais os cremes) , pois não consigo viver sem chapinha ! rsrsrs

    Responder

  35. Leticia says:

    minha mae tem o cabelo muito curto , pois ela teve q raspar a cabeça, esta q nem a cabeça de um podlle 😀 ,, mas o cabelo dela é cacheadissimo 🙂 ,, eu queria saber , se passar chapinha fica estranho ??

    Responder

  36. ELIANE says:

    eu faço tratamento de queratinização com calterização da VITA A posso usá-la toda semana manada q usa após uma semna e pronto mas meu cabelo são pequenos e gosto sempre de hidratá-los …ai eu não sei dizem q muta queratina no cabelos ñ é bom nãos ei o q faço obrigada

    Responder

  37. eu não tenho chapinha nem sem secadora mais gostaria de ter uma em casa eu vou no cabeleiro ou na casa da minha prima fazer chapinha no meu cabelo ele fica lisinho lisinho mais depois de algum minutos de tempo mesmo ele começa enrola ai acaba a aquele liso do meu cabelo ele fica bonito
    eu queria saber uma resposta de voces ai do site invetaram uma tal de escova idiana pra fazer no cabelo é tipo de tratamento ,mais só que depois de ter fazido isso dai no dia seguinte pod e lavar a cabeça com o shampoo e condicionador por que se eu lavar e não voltar a ficar liso de novo ai vai ser dinheiro jogado fora ai eu queria saber dessa informação ai de voces se eu vou fazer isso vai ser na embelleze

    Responder

  38. Karolina says:

    Adorei o site parabéns! Mas tenho umas dúvidas…

    Minha chapinha é de cêramica, e não tem colocar regular a temperatura, colocou na tomada pronto já ligou! Sei que isso acaba com o cabelo :/ Meu cabelo é ondulado e esta ressecado, eu uso o NOVEX 12 em 1 faço uma vez na semana, mas será que ajuda ? É porque no salão é bem carinho! Também passo reparador de pontas anti-ressecamento da Garnier e meu shampoo é da Loreal, aquele reparação total 5! Estou sempre mudando de marca, por exemplo meu ultimo shampoo ser ser esse era da Seda, crescimento fortificado e mudei para o da Elseve, o proximo estou querendo o da Garnier para cabelos mistos (meu tipo de cabelo) Será que essas coisas que faço causam danos ao cabelo ? Obrigada.

    Responder

  39. diane says:

    ola
    tenho 14 anos e tenho o cabelo cacheado e quero ter cabelos lisos ate que eles crescam de novo ele e ate os ombros eu tenho chapinha e ñ tenho o secador ñ uso nenhum e nem condicionador pq ñ gosto nem se alguem mandar eu ñ uso queria alem de deixa-los lisos e grandes como faço pra deixar meus cabelos lisos e como faço pra aumentar eles de tamanho por favor me ajude.

    Responder

  40. Marinalva Monteiro says:

    olá estou visitando este site,e estou gostando muitoooo.Agora gostyaria de saber se existe algum tipo de chapinha que possa ser usada no cabelo molhado? E tb gostaria de saber se vcs conhecem e recomendam as cahapinhas vendidas no site polishop? Por favor adoraria receber essa resposta de vcs,que entendem de cabelo,pois sou totalmente leiga no assunto.
    Agradece,
    Mari

    Responder

  41. Yara says:

    Quando eu faço pranxa o meu cabelo fica cheio e as pontas facm rececadas oque eu faço pro meu cabelo ficar baixo e sem rececamento

    Responder

  42. lipa says:

    ola. antes que me esqueça gosto muito do seu site. eu tenho um cabelo muito grosso e oleoso. e gosto muito da chapinha só que nao dura muito. o maximo é 1 hora que faço? o meu cabelo sem chapinha é horrivel e mesmo se faço com chapinha nao resulta. o que devo fazer estou com vergonha do meu cabelo. ajudem-me. por favor respondam rapido. obrigada.
    bjssss

    Responder

  43. lipa says:

    podem responder-me pelo site como fizeram a alguns comentarios? obrigada

    Responder

  44. samir muhamid says:

    Olá, minha irmã tinha o cabelo bem cacheado de arabe. Dai ela descobriu sozinha, através de tentativa e erro uma tecnica para alisar os cabelos, ela penava. Dai após um ano o cabelo dela mudou sua natureza ( Eu não to zuando!). O cabelo dela virou liso, não era mais cacheado, só quando ela lavava ou ia na piscina que ele dava uma ondulada, mais com o cabelo seco era bem liso o mais estranho é que ela não usou produto quimico eu ja perguntei à ela. Eu vou pergunta pra ela como ela fez e dai eu informo par vocês, talvez ajude muita gente aqui.
    Valeu.

    Responder

  45. Nathalia says:

    Goataria de saber o q fazer para minha pranchinha durar por mais tempo !

    Responder

    jaine Reply:

    não lavar.. bemzinho

    Responder

  46. heloisa says:

    eu tenho uma chapinha a 2 anos ai eu coloquei ela em cima da caixa de sapato fui na minha sala quando voutei ela caiu e quebrou uma das ceramicas eu queria saber se dar para trocar ??
    ta muitos obrigado

    Responder

  47. esse site e muiiito legal

    Responder

    jaine Reply:

    é? ki boun

    Responder

  48. Jéssyla says:

    Olá, meu cabelo é liso, mas ele é muito volumoso por isso eu passo chapinha, mas claro eu sempre faço uma hidratação antes.. Mas eu queria saber um jeito de deixar meu cabelo TOTALMENTE liso, sem muito volume. Vocês tem algumas dicas?
    Por que, eu amo fazer chapinha, mas eu não faço EU mesma bem jeita e ela pode danificar meu cabelo mais que ja esta?

    Responder

  49. Monique says:

    è assim .. Eu sempre quando passo chapinha uso Oléo de Capilar .. Isso danificar Muito o cabelo ??

    Responder

  50. Raquel Brito says:

    Gostei muito desse site…
    Perfeito!!!

    Responder

Deixe seu comentário

*