Atividade física em excesso causa fadiga muscular

Saber dos limites do seu corpo é a melhor saída para não sofrer de estresse muscular e lesões mais graves e fazer exercícios regulares é a melhor maneira de equilibrar a recuperação física. Fazer exercícios equilibradamente, na medida certa, é extremamente saudável. Porém, quando não se respeita o limite corporal o resultado pode ser o […]

Artigo escrito por Estética Brasil

Tendinite

Saber dos limites do seu corpo é a melhor saída para não sofrer de estresse muscular e lesões mais graves e fazer exercícios regulares é a melhor maneira de equilibrar a recuperação física.

Fazer exercícios equilibradamente, na medida certa, é extremamente saudável. Porém, quando não se respeita o limite corporal o resultado pode ser o inverso. Ao praticarmos uma atividade física gastamos proteínas, energia, vitaminas, glicogênio e outras substâncias e a temperatura do nosso corpo aumenta. Após o treino, baseado na supercompensação, o nosso organismo tende a recuperar tudo o que gastamos quando nos exercitamos.

Existem testes que são feitos para medir essa recuperação do corpo (curva de progressão positiva do organismo) e ás vezes, ao invés de um resultado constante, a taxa com que o corpo se recupera sofre ligeiras quedas. Isso é um indício de que a atividade física está “estressando” os músculos, o corpo pode estar sofrendo de fadiga muscular.

Dependendo do resultado, o especialista pode indicar uma redução no número de exercícios ou até suspender a atividade por algum tempo.

Os sintomas dessa fadiga muscular podem ser emocionais e / ou físicos. No âmbito emocional o atleta apresenta apatia, problemas alimentares, distúrbios do sono e irritabilidade. No físico o atleta pode apresentar algumas dores e / ou lesões musculares.

Algumas lesões que podem vir a acontecer com um esforço físico não adequado ao seu corpo são as luxações, as tendinites, as contusões, entorses, distensões musculares, rupturas de tendões e / ou ligamentos e as fraturas. Por isso, cuide-se.

A dose ideal de exercício físico varia de pessoa para pessoa, levando em conta a idade, o biótipo, a motivação e a aptidão. É delimitada pela dor e pelo prazer.

Para que a atividade física e seu corpo vivam em harmonia faça exercícios regularmente com um acompanhamento profissional. O corpo, com o tempo, tende a se acostumar com a atividade, minimizando assim os riscos de lesão.

10 Comentários para 'Atividade física em excesso causa fadiga muscular':
  1. bruna says:

    gostaria de sber os maleficios q trazem as atividades fisicas em excesso

    Responder

    Estética Brasil Reply:

    Bruna,
    aconselhamos a leitura do artigo acima!
    Agradecemos a visita e volte sempre!

    Responder

    crislaine Reply:

    dinadaamigona

    Responder

  2. daniella says:

    gostaria de saber se praticar exercios todos os dias faz mal!!

    Responder

    Estética Brasil Reply:

    Daniella, o exercício deve se enquadrar nas suas capacidades. Para isso consulte um médico, que o mesmo lhe dará informações precisas sobre seu estado físiológico para a prática de exercícios. Se estiver tudo bem, não faz mal fazer exercícios todos os dias.

    Responder

  3. Anna Carolina says:

    Quantas vezes na semana é recomendável a prática de exercícios?

    Responder

  4. karolayne pereira de freitas says:

    eu gosto muito de gente com beneficios e maleficios da atividade física…

    Responder

    karolayne pereira de freitas Reply:

    muita gente e contra essas pessoas mais eu nao sou pode ter certeza disso,eu tenho pena de gente assim,muita pena…

    Responder

  5. Victória says:

    Olá,
    Comecei a frequentar a academia faz 1 semana, e há 1 semana atrás fiz uma daquelas aulas puxadas de abdiminais. Dois dias depois fiquei com muita dor no abdôme, que nem conseguia tossir ou espirrar. O que me preocupa, é que 1 semana depois, ainda sinto dor…não consigo nem me alongar. O que pode ter ocorrido?
    Obrigada!

    Responder

  6. vana says:

    Olá..Me exercito de 3 a 4 vezes na semana: academia, dança do ventre e natação..trabalho melhor e mais motivada, cuido dos meus filhos, de meu marido e ainda faço faculdade! Não me sinto mal quando não posso exercitar-me, não tenho neuroses mas sou focada no que faço!!Se malho, é pra ver resultados..se danço, danço para aprender, se nado é para me sentir recarregada e leve…tudo com foco e prazer…Se um dia o prazer acabar..paro de fazer exercícios..Já me machuquei no começo na academia por falta de acompanhamento, me recuperei e continuei ..Sou feliz !!

    Responder

  7. Gabriel Miranda Lima de Lima says:

    Meu primo faz capoeira ele as vezes sente que o corpo dele fica tremendo, isso pode ser estresse muscular?
    E se for o que ele deve fazer?

    Responder

  8. clarissa says:

    ola…. bem eu faço atividades fisicas mais não em exesso ….as vezes sinto dores musculares isso é normal nehh…. ??

    Responder

  9. Thayná says:

    vcs podem me dizer quais os malefícios que causa,vcs só escrevem a reportagem e ñ que tipow de doença ou atrofia que causa .
    Bjoos

    Responder

  10. ANDRE FELIPE says:

    Meu primo é? sei

    Responder

Deixe seu comentário

*