As incansáveis dietas da moda

Elas vivem na mídia. Semanalmente revistas relacionadas a beleza e corpo divulgam dietas que prometem resultados milagrosos. Quem já passou por essa experiência sabe: o resultado prometido nunca é alcançado. Dieta da lua, dieta da sopa, dieta dos sucos, são vários os nomes que são dados a elas, e nelas há grandes defeitos, como a […]

Artigo escrito por Estética Brasil

Elas vivem na mídia. Semanalmente revistas relacionadas a beleza e corpo divulgam dietas que prometem resultados milagrosos. Quem já passou por essa experiência sabe: o resultado prometido nunca é alcançado.

Dieta da lua, dieta da sopa, dieta dos sucos, são vários os nomes que são dados a elas, e nelas há grandes defeitos, como a deficiência de nutrientes, a não estimulação de consumo correto de alimentos e principalmente a falta de comprovação científica.

As dietas da moda agem eliminando a ingestão de alguns alimentos e exagerando na ingestão de outros. Elas também não são individualizadas,  ou seja, não respeitam as preferências e intolerâncias alimentares de cada indivíduo. Ainda disso, não levam em consideração as necessidades nutricionais e outros critérios como idade e peso, por exemplo.

Com o consumo freqüente destes tipos de dietas, o metabolismo tende a diminuir, fato este devido as irregularidades alimentares. A queima de gordura se torna cada vez mais difícil e além disso ocorre diminuição significativa da massa muscular e perda de água. Quando isso ocorre, os adeptos a estas dietas acreditam que ocorreu emagrecimento, pois a massa muscular é mais densa que a massa adiposa, porém o que ocorreu foi a perda de músculos e água, e não perda de gordura. Porém ao acreditar nessa falsa perda de peso, os adeptos voltam aos seus hábitos alimentares rotineiros (não é para menos, afinal quem iria conseguir ficar para sempre consumindo apenas sopas? Ou apenas sucos? , por exemplo), engordando novamente, e desta vez, com menos músculos e mais gorduras no organismo.

E então? Qual a solução para um emagrecimento saudável? O ideal é a educação alimentar, onde irá haver uma mudança definitiva de hábitos alimentares. Nesse caso você poderá incluir sempre alimentos saudáveis no dia a dia, evitando agravos a sua saúde. Para um plano alimentar eficiente, procure um nutricionista, ele é  um profissional treinado para que você alcance o seu objetivo da melhor forma possível. Não se iluda: dietas da moda não funcionam!

Colunista - Carolina Cortezpor Carolina Cortez
Graduada em Nutrição pela FARN e Colunista do Estética Brasil
Cursando especialização na área de Nutrição Clínica pela UnP
Entrar em contato

Nenhum comentário ainda.

Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário

*