Artrose x Osteoporose

Confira um comparativo entre Artrose e Osteoporose.
Abordaremos nesse artigo duas doenças muito comuns que afetam a população brasileira, e que, às vezes, geram confusão quanto às suas causas e conseqüências por terem nomes (ou sufixos) semelhantes. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, são doenças bem diferentes. Uma ocorre nas articulações e a outra no osso propriamente dito.
Começaremos então pela artrose:
A artrose nada mais é do que o desgaste da cartilagem que existe entre algumas articulações, sendo que esse desgaste está ligado a condições bioquímicas do nosso organismo. Pode acontecer em qualquer articulação, porém, as mais freqüentes são nos joelhos e nos quadris.
São muitos os motivos que desencadeiam a artrose. No caso dos joelhos e quadril, um fator importante é o excesso de peso, pois essas articulações são sobrecarregadas e começam a sofrer o desgaste. Por isso, é muito importante mantermos uma alimentação saudável acompanhada de exercícios físicos, principalmente depois dos 40 anos, onde a incidência de casos de artrose é maior.
A artrose pode estar ligada a doenças reumatológicas e inflamatórias. Ou ainda, fatores de caráter ortopédico, como por exemplo, joelho valgo ou varo, conhecidos como joelho em X (joelho voltado para o lado de dentro) e joelho arqueado (joelho voltado para o lado de fora). Ou mesmo, em indivíduos com lesões de ligamentos e meniscos; além de fraturas.
Doenças como diabetes também contribuem para a artrose.
Sintomas: O mais comum é a dor, a artrose é uma doença muito dolorosa, que causa um forte desconforto. Como a cartilagem entre os ossos está muito desgastada ou não existe para minimizar esse processo, ocorre um aumento da intensidade do atrito entre um osso e outro. A dor pode deixar as pessoas irritadas, por não conseguirem a mobilidade de antes. Essa dor se agrava no momento de realizar esforços, como, por exemplo, subir e descer escadas, caminhadas de longa distância, ou mesmo tarefas do cotidiano, como limpar a casa, ou permanecer em pé para lavar a louça ou cozinhar.
Em uma outra fase, pode ocorrer inchaço da articulação, é o sinal da inflamação e a pele pode ficar quente e avermelhada.
Podemos minimizar os sintomas através de exercícios físicos. Fisioterapia e hidroterapia são indicadas para pacientes que possuem artrose, a água é uma grande aliada, pois nela podemos realizar exercícios sem muito esforço e com ótimos resultados.
Para o inchaço, recomenda-se a crioterapia (terapia com gelo), 20 min de bolsa de gelo, ou mesmo cubos de gelo dentro de sacos plásticos sobre o local, ajuda a diminuir a dor e reduz o edema.
A caminhada não está indicada, principalmente se houver muita dor. A pessoa deve primeiramente realizar um trabalho de fortalecimento muscular, para depois caminhar. Com isso, evita-se a sobrecarga das articulações afetadas.
A Osteoporose
A osteoporose é uma doença exclusivamente dos ossos, não tendo relação com as articulações. Na osteoporose ocorre diminuição da massa óssea, os ossos ficam com aparência esponjosa e se tornam mais frágeis e finos. Portanto estão sujeitos às fraturas.
Alguns estudos mostram que a osteoporose se dá por diminuição da condição de metabolizar o cálcio, por isso é importante que se consuma cálcio durante a infância e adolescência, pois na idade adulta, o corpo já não metaboliza o cálcio em valores significativos.
Ao contrário do que muita gente pensa, a osteoporose não causa dor, é uma doença silenciosa, só conseguimos descobri-la através de exames laboratoriais. Por isso, devemos realizar visitas ao médico com freqüência.
Esta doença é mais comum nas mulheres, podendo ocorrer durante a menopausa, e nas idosas, por conta dos fatores metabólicos.
Para os idosos, há uma série de cuidados que podemos tomar em casa, pois como o osso está frágil, se encontra mais susceptível as fraturas. Uma queda sem importância para uma pessoa jovem pode fazer um grande estrago em um idoso com osteoporose. Isso porque o osso já não tem a mesma capacidade de cicatrização, além de estar mais frágil.
Como podemos então, evitar as quedas?
O primeiro passo é verificar a roupa. Pijamas longos não são indicados, pois um idoso pode tropeçar na barra da calça, ao se levantar de uma cadeira ou cama. As roupas usadas durante o dia, devem ser leves e confortáveis, promovendo uma boa mobilidade e equilíbrio. Nada de roupas pesadas e desconfortáveis.
A casa não deve conter muitos móveis que possam dificultar a circulação do idoso, o espaço deve ser livre. Tapetes que enrolam, ou de tamanho pequeno também podem causar dificuldades, bem como objetos espalhados pelo chão.
No banheiro são recomendáveis tapetes antiderrapantes e barras de apoio para facilitar o equilíbrio.
O idoso pode fazer uso de uma bengala para facilitar a marcha e dar apoio.
Exercícios físicos também podem ser realizados, mas devem ser acompanhados por um profissional, um fisioterapeuta ou fisiatra.
Com alguns desses pequenos gestos podemos melhorar a qualidade de vida dos nossos idosos e idosas. Pequenos cuidados, que valem muito!
por Andréa Bonfanti
Colunista do Portal Estética Brasil
Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Anhembi – Morumbi
Entrar em contato
oi Andreia sou estudante ed. física e estou a procura de artigos sobre osteoporose no joelho e a sua melhora cm exerc. resistido vc tem algo q possa m ajudar isso é pro meu tcc no 4º ano muiticimo agradecido
Responder
Andréia
gostaria de saber qual a indicação de tratamento para uma pessoa que possua osteoporose e artrose de quadril,que é o meu caso.
Desde já obrigado
ps-tenho problemas com consumo de cálcio,
Responder
Olá Andrea, tenho sentido muita dor no joelho.
já procurei um médico, mas ele me deu um
remédio pra tomar e falou pra fazer compresssas no joelho mais nada.
O que fazer,quem procurar.Já levei dois tombos do nada,por conta disto.
por favor se puder me ajudar.
Desde já agradeço.
Responder
Estética Brasil Reply:
July 30th, 2008 at 0:27:12
Elaine,
vc deve procurar um médico ortopedista para que ele faça o diagnóstico clínico através de uma investigação mais detalhada sobre a articulação do joelho. A partir daí ele vai poder te indicar a melhor conduta para o tratamento do seu problema.
Obrigado pela participação e boa sorte!
Mantenha-nos informados, estamos à disposição..
Responder
oi estive lendo seu artigo,,,muito bom e esclarecedor,,só que tenho algumas duvidas,,1.recebi auta do inss porque o perito não conssiderou o raio x como exame,,ele póde fazer isso?pois na tomografia não mostra nada..sera que tenho que fazer um outro exame?????obrigado…
Responder
Oi,minha filha tem 8 anos e tem hiper-eslaticidade,levei ela ao ortopedista quando tinha 5 anos .
Eu noto que quando ela brinca e força as articulações de noite ela reclama de dor.
Gostaria de saber que exercicio e mais aconselhavel para fazer,pois o medico disse que no futuro pode prejudicar ela.
Responder
gostaria de saber onde fica a sua clinica estou precisando de tratamento as juntas de minhas maos estao horriveis grata zilda
Responder
olá, li seu artigo sobre artrose mais não encontrei informações sobre artrose no ombro e gostaria de receber informações sobre o mesmo.obrigada ficarei aguardando.
Responder
Ola Andrea
desde já aproveito para te mandar cumprimentos directamente de portugal para o brasil!
Bom, gostei do teu artigo, penso que está esclarecedor
ajudará muitas pessoas tanto aqueles que ja tem algum conhecimento na área como aqueles que pesquisam por curiosidade ou para encontrarem respostas para o seu problema!
Sou técnico auxiliar de fisioterapia e estudante de osteopatia.
Um pessoa pode ter osteoporose e artroses, não estão directamente ligadas, o seja, a pessoa pode ter artroses sem necessitar de ter osteoporose, e o oposto tambem se verifica.
Gostaria de saber de que forma a osteoporose pode influenciar ou agravar as astroses? De que forma e que eles se complemetam?
Ja agora se fosse possivel gostaria que ficasses com o meu mail e que me respondesses tambem por lá, assim poderiam falar de outros casos o que seria bom.
Tudo de bom para ti
Responder
Gostei muito dessa matéria pois tenho 34 anos e desde os 31 comecei a ter os sintomas desta doença e foi diagnosticada artrose e bico de papagaio nos joelhos o qual eu ñ conhecia, fiquei muito triste quando fui praticar exercícios aeróbicos e senti muitas dores q me impossibilitaram de me exercitar.Sou muito grata aos fisioterapeutas q aliviam nossas dores e muitas vezes possibilitam nossa recuperação.
Responder
oi a minha maê tem Artrose x Osteoporose e,ela tem muitas dores ja fez tratamento mais nada adianta pois ela fala que não pode comer frutas e nem carnes vermelhas pois ela fala que se sente mau! e verdade? ou e da cabeça dela?
Responder
oi andreia ?
estou muito preocupada com minha mae
ela tem muitas dores nas pernas e principalmente nos joelhos ja bateu raio x e atestou um deslocamento no joelho
mais os medicos so mandaram ela fazer fisioterapia
mais depois dessenganaram ela dissendo que era pra ela ir pra casa e sofrer ate o resto da vida dela
fico muito triste com esses tipos de medicos
mais ultimamente ela nao esta mais suportando de tanta dor .
entao quereia que vc me ajudasse no qual exame ela pode fazer
pra ver sobre qual atitude nos temos que tomar
me ajude pelo amor de deus e um dessespero de uma filha que nao aguenta mais ver a sua mae sofrer
Responder
Oi !! li seu artigo e gostaria de saber um pouco mais sobre osteoporose..Minha mãe sofre disso ..Ela tem 66 anos e está com muitas dores no quadril..não consegue se movimentar na cama ou depois que senta..Diz ela que a dor é fortíssima..Ela é diabética e nem tudo pode tomar…o que fazer para aliviar essas dores? ela toma muitos remédios ,mas parece que não está fazendo efeito..Agradeço se puder me dar uma orientação…Eliane
Responder
gostei do seu artigo, mais gostaria de mais explicações sobre artrose nos pés, descobri que estou com esse problema e sinto bastante dores, até mesmo quando estou dormindo, acordo com dores fortíssimas, também sou portadora de doença mista. o que poderia aliviar estas dores, pois preciso trabalhar e já não estou suportando a tanta dor. ajude-me, desde já agradecida.
Responder
Olá.. Gostei muito de sua explicação sobre artrose e osteoporose, mas ainda tenho algumas dúvdas.
Como vc disse, a osteoporose não causa dor e eu sinto muita dor na sola do pé, na parte detrás, a doze anos.Já passei por vários médicos e fiz todos os tipos de tratamentos, inclusive infiltração de medicamento injetável pois achavam que fosse esporão, porém a semana passada fiz um novo raio X e o resultado foi dismineralização óssea e alterações degenerativas osteofitárias. Agora irei ao médico p/ começar um novo tratamento.Tenho 55 anos e tenho fibromialgia,além de artrose na coluna e também nos dedos das mãos. Pergunto- Isso tudo tem relação com a fibromialgia? É possível ter artrose e osteoporose no mesmo local (calcanhar) ou uma é consequência da outra?
Será que vc pode me ajudar?
Um abraço e obrigada!
Responder