A tecnologia da depilação a laser

Antes de começar a escrever este, que é a minha primeira coluna, andei passeando pelo currículo dos colunistas deste site, e me deparei com nada mais que bacharelados e diplomados em diversas áreas. Aí me veio a pergunta: será que alguém vai dar atenção a um simples técnico em eletrônica, comerciante e especialista em Laser […]

Artigo escrito por Estética Brasil

Antes de começar a escrever este, que é a minha primeira coluna, andei passeando pelo currículo dos colunistas deste site, e me deparei com nada mais que bacharelados e diplomados em diversas áreas. Aí me veio a pergunta: será que alguém vai dar atenção a um simples técnico em eletrônica, comerciante e especialista em Laser a mais de 13 anos?

Para minha surpresa, percebi que, respondendo algumas dúvidas de leitores sobre o assunto que eu conheço tão bem, pude perceber que as informações que estes leitores têm são bem distorcidas, o que poderia causar até o descrédito de uma tecnologia que se investem bilhões de dinheiro.

O primeiro laser foi criado em meados de 1945, e a partir desta data, longamente empregado em diversas áreas, não só médicas, mas também industriais, aeronáuticas e bélicas. Mas vamos falar do que nos interessa: o laser para a Beleza. Existem hoje aproximadamente 15 tipos de laser diferentes, centenas de fabricantes e milhares de equipamentos.

Para não nos alongarmos vamos tratar por assuntos.


Depilação

Os melhores equipamentos para depilação são, por incrível que pareça, os que doem mais. Isso mesmo, laser dói, e se não doer não tem resultado. O motivo é que para se ter uma boa depilação, a raiz do pêlo precisa ser aquecida a uma temperatura mínima de 60° C. O que a maioria dos fabricantes tem feito, são soluções para diminuir a dor durante o procedimento, como anestésicos manipulados, gelo em forma de rolinhos, criogênio em spray, equipamentos de crioterapia, óxido nitroso (gás do riso muito usado na odontologia) e até vácuo. Este último engana os sensores que respondem pela dor, dando uma sensação de alívio muito promissora.

Com estes artifícios, os profissionais conseguem proteger a pele para atingir realmente a raiz do pêlo. Hoje existem aparelhos para depilação que tratam até pele negra com total segurança.

Um sinal de bom resultado é a pele ficar levemente vermelha após o procedimento, com pequenas ilhas em volta do pêlo (eritema pele folicular). Os cuidados que se deve seguir são:

  • evitar o sol pelo menos durante todas as sessões do tratamento;
  • bloqueador solar e em alguns casos mais específicos, até pomadas ou comprimidos para se evitar que este eritema fique tão sensível a ponto de virar uma queimadura;


Vasos de perna e face

O que os lasers tratam, são as chamadas telangiectasias (no latim: Telos significa fina, Angeion significa Veia e Ektasis significa dilatação) que são nada mais que as pequenas veias de no máximo 3 milímetros de espessura, e que ficam aparentes na pele. Aquelas de maior calibre devem ser avaliadas pelo angiologista, especialista na área, para se ter uma conclusão da necessidade de remover com cirurgia ou não.

O melhor resultado para o paciente é a associação de técnicas, pois o que o laser trata, a escleroterapia não trata, assim como o laser não vai tratar o que a escleroterapia trata. A vantagem do laser é que não há necessidade de agulhas, líquidos que podem manchar, afastamento de atividades diárias e o fato de que em alguns casos o resultado é imediato. A dor, bem, imagine uma picada de agulha na pele, é mais ou menos o que o paciente sente no momento da aplicação.

Nas próximas edições colocaremos novos temas, peço a participação de vocês com sugestões destes temas e perguntas caso tenha restado alguma dúvida.

O mais importante: pesquisem se o equipamento que escolheram possui registro na Anvisa, se o profissional teve treinamento para a utilização do equipamento e se o aparelho é protocolado pela fábrica para tratar aquele tipo de problema. Com todos esses cuidados se reduz e muito a probabilidade de quaisquer problemas.

Vamos construir uma Estética de clientes informados que querem realmente resolver seus anseios. Até mais.

Leandro Cruzpor Leandro Cruz
Colunista do Portal Estética Brasil
Especialista em Tecnologia Laser
Entrar em contato

1 Trackbacks/Pingbacks:
  1. Pingback: Fique por dentro Depilação » Blog Archive » A tecnologia da depilação a laser | Estética Brasil em 10/01/2009;
14 Comentários para 'A tecnologia da depilação a laser':
  1. Karen Bartolomeu says:

    Muito bom seu artigo! Parabéns! Já me tirou algumas dúvidas que tinha !!

    Responder

    Leandro Cruz Reply:

    Boa noite Karen
    Se tiver dúvidas mais específicas, por favor não hesite em perguntar. Boa sorte.

    Responder

  2. Geanni says:

    Informações atuais sobre este assunto, aqui: http://www.centroestetico.kilu.de

    Responder

  3. […] industriais, aeronáuticas e bélicas. Tratamentos, técnicas e tecnologia. fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

  4. Shirley says:

    Olá.
    Esse tipo de depilação, pode ser feita em praticamente toda parte do corpo humano, ou há alguma restrição de algumas áreas.
    Por exemplos, as costas é possível com esse procedimento?

    Responder

  5. Helen Karol says:

    Olá, qual o valor desse tratamento? É muito caro?
    Adorei o site, parabéns!!

    Responder

  6. Anna says:

    Olá!
    Gostaria de saber se existe algum risco do laser causar tumores (que levem a algum câncer) ou se existe algum efeito colateral anormal ( que nem você já citou os casos de queimaduras) que prejudique a aparência da pessoa que fez.

    Obrigada !!

    Responder

  7. Anna says:

    Ops, esqueci…
    a depilação a laser dura quanto tempo?Ela pode ser para sempre se você repetir as doses uns dois anos depois?
    E é verdade que é preciso deixar o local a ser depilado crescer todos os pelinhos possíveis?Ou pode depilar mesmo se for fazer a delipação a laser pouco tempo depois?
    obrigada novamente!
    xD

    Responder

  8. Bianca says:

    oi, eu tenho treze anos e queria mto saber se é possivel ter uma “espinha entre os pleos da vagina, não detro nos labios externos nasceu uma bolinha dolorida e eu fui apertar saiu pus passei agua oxigenada…..por favor me respondam o mais rapido possivel!!!!

    Responder

  9. Camila Oliveira says:

    Olá,
    gostaria de saber se uma pele já escurecida pelo uso de desodorantes pode apresentar piora com o uso da depilação a laser. Ouvi dizer que este tipo de depilação pode ajudar no clareamento das axilas pq reduz a irritação causado pela depilação comum, porém tenho dúvidas se a pele pode escurecer mais por conta do laser.
    obrigada,

    Responder

  10. Débora says:

    Oi Leandro.
    ostaria desaber os preços, mais também se existe tratamento a laser para manchas na pele.
    Eu costumo ler sobre isso por que tenho umas manchas na perna devido a depilação, que sendo com cera ou com lamina acaba fazendo com que os pêlos encravem…bom, resumindo… ficam umas machinhas que com o tempo vão ficando mio castanhas… li bastante sobre o pelling que os dermatoogistas fazem no rosto, que é bem forte, mais um laser seria melhor?
    Parabéns pelo site.

    Responder

  11. angelica says:

    Olá Leandro. Tudo bom? A dúvida que eu tenho é a respeito desses depiladores que encontramos à venda em sites, que dizem ter um excelente resultado e são de manipulação caseira. Gostaria de saber se dão mesmo o resultado prometido; a eliminação de uma grande porcentagem dos pêlos. Obrigada.

    Responder

    Leandro Cruz Reply:

    Boa tarde Angélica

    Desculpe a demora na resposta mas o site só me informou hoje sobre sua dúvida. Pois bem, os depiladores estéticos (que são mecanicos, promovendo a depilação por arrancar os pelos) podem ser eficientes por um periodo mas não eliminam o pêlo. Todas as vezes que você arranca o pêlo, machuca a raiz deixando ela ativa, o pelo vai nascer ali de novo, alguns casos afinam um pouco outros até pioram. O caso é que você deve testar o que mais se adapta a você. Agora se o seu problema é pêlo que encrava, pele escura só com laser para resolver, até definitivamente.
    Atenciosamente

    Responder

  12. Glaucia says:

    Olá Sr/ Leandro,

    Gostaria de saber se depilação a laser é a solução mais indicada para quem tem alergia lâminas, ainda que a alérgia seja em áreas sensíveis como a virilha e as axilas?

    Responder

    Leandro Cruz Reply:

    Boa tarde Glaucia
    Peço desculpa pela resposta demorada mas o site só me informou hoje sobre sua dúvida. Primeiramete dispense o Sr, pode me chamar de você. A alergia a lamina é porque sua pele é muito sensível, mais ainda em parte delicadas como virilha. No seu caso a indicação é sim o laser. Só ele vai resolver o problema dos pêlos sem maltratar sua pele.
    Atenciosamente

    Responder

  13. carla fernanda says:

    Oi!,a minha pergunta é:
    -si estiver grávida,é possivel fazer a depilação a lazer?
    abraço!

    Responder

  14. carla fernanda says:

    ups….laser!

    Responder

  15. larissa says:

    Olá Leandro!!
    Acompanho suas informações a algum tempo e estou feliz por vc fazer parte como colunista deste site!Foi um merecido reconhecimento do seu trabalho!
    Leandro a minha dúvida é:Tenho pelos finos no rosto porem escuros,tenho a pele clara,qual seria o laser ideal para esta depilação?Já fiz depilação a laser em outras partes do corpo com o laser light sheer e achei o resultado muito bom.No entanto a dermatologista me disse que para o rosto ele não é indicado.Desde já agradeço a atenção!

    Responder

Deixe seu comentário

*